ARLA/CLUSTER: Recomendações do Comité do CQWW

Quarta-Feira, 19 de Outubro de 2011 - 18:06:42 WEST

A comunidade concursista mundial tem se mostrado insatisfeita com o recente crescimento das fraudes e trapaças nas competições radioamadorísticas. Como resposta à um intenso debate á cerca dos pontos mais polêmicos e frágeis das competições internacionais e sobre os quais o Comitê do CQWW deveria ter mais rigor. O Diretor do CQWW, Bob Cox K3EST publicou uma carta aberta com recomendações para que todos promovam o "Fair Play" (Jogo Limpo) no próximo CQWW Contest.

A carta reforça a promoção do Jogo Limpo e deixa claro que o limite de potência total de saída deve ser respeitado em cada categoria, inclusive quando for usado um Amplificador Linear para cada antena. O número de sinais no ar deve ser rigorosamente respeitado em todas as categorias, inclusive deve-se considerar o uso de dispositivos de bloqueio para impedir que mais de um sinal seja transmitido na mesma banda. E finalmente, o Diretor do CQWW dá dicas sobre como descobrir se sua categoria deve ser Assistida ou não.

Abaixo, carta aberta do Diretor do CQWW, Bob Cox K3EST (tradução livre):

Caros Concursistas,

O CQ WW SSB Contest está se aproximando. As condições (de propagação) recentes tem melhorado. O CQ WW + melhores condições sempre foram uma combinação MUITO BOA. Nós todos esperamos que os 10 e 15m estarão abertos para o mundo todo.

 1.  Fair Play (Jogo Limpo)
Muitos participantes entram no concurso para competir pelos primeiros lugares no seu país, no continente ou no mundo. É muito importante para todos nós promovermos o Fair Play na competição. O Fair Play deve ser observado segundo os preceitos do Código de Ética em Concursos e pelas aulas sobre ética do "Contest University".

 1.  Dois pontos relevantes do Código de Ética dos Concursos são:
- Eu estudarei e obedecerei às regras de qualquer concurso em que eu entrar, incluindo as regras da minha categoria;
- Eu não modificarei o meu log após o concurso usando fontes de dados adicionais para corrigir erros no indicativo/dados ou outros elementos.
Ambos os pontos são da mais alta importância para assegurar uma competição justa. O primeiro ponto inclui usar a potência permitida para a categoria que você escolheu. Um participante deve usar a potência máxima permitida para a sua categoria: 1500, 100 ou 5 Watts. Nenhuma das categorias "High Power" podem exceder 1500 Watts como potência total de saída em qualquer banda a qualquer momento. Você não pode usar 1500 Watts em cada antena para uma banda.

 1.  Embora, o segundo ponto se refira ao que ocorre após o concurso, o Comité do CQWW Contest considera anti-desportivo "limpar" o seu log após o concurso usando fontes de dados como a gravação, banco de dados de indicativos, etc.
Quase todo mundo pertence a um clube. Os clubes ao redor do mundo podem ajudar a promover o FAIR PLAY nas competições. O Comité do CQWW Contest aprovou o Código de Ética de Concursos criado pela Fundação Mundial de Radio Operadores (World Wide Radio Operators Foundation). O código pode ser encontrado aqui<http://wwrof.org/contester-code-of-ethics/>. A leitura do artigo "Contesting the Right Way" escrito por K1DG é parte do conteúdo do "Contest University". Ele pode ser encontrado aqui<http://pvrc.org/webinar/webinars.htm>.
As duas fontes podem ser usadas para criar um programa que respeite a ética e o FAIR PLAY no seu Clube.
               Se seu clube precisa de ajuda para desenvolver um programa, por favor, contacte o Comité do CQWW pelo email questions  cqww.com<mailto:questions  cqww.com>

 1.  Número de sinais permitidos
Se você entrar numa das categorias Single Operator, só será permitido apenas um único sinal no ar em qualquer momento. Se você entrar numa categoria Multi-Operador, será permitido apenas um único sinal na banda, em qualquer momento. Como você pode prevenir dois sinais na banda a qualquer momento? A informação a seguir deve ajudar as multi-estações a solucionar este problema:
- Instale um dispositivo de bloqueio.
Várias soluções foram fornecidas ao Comitê do CQWW Contest. Nós gostaríamos de agradecer a: AD5X, LZ2GL, N6TV e W9ZRX por fornecerem informações sobre dispositivos de bloqueio.
Para ver as soluções, visitem o site www.cqww.com<http://www.cqww.com>, olhem no item RESOURCES, vão encontrar toda a informação de que vocês precisam.

 1.  Assistido
O aumento dos premios para as categorias Assistidas encorajou os participantes a entrar nestas desafiadoras categorias. Porque não participar nestas categorias assistidas e tentar ganhar um certificado ou estabelecer um novo recorde? Nós estamos muito confiantes que os participantes vão-se dedicar durante algum tempo para entenderem o que significa assistido. Nós continuaremos expandindo o programa de certificados para todas as categorias assistidas.
Vamos novamente deixar claro quando você se deve DECLARAR na categoria ASSISTIDO.
Ponha a você mesmo as seguintes questões:
- Você recebeu ajuda para descobrir o indicativo de qualquer QSO no seu log?
Não, eu não recebi ajuda para descobrir/encontrar qualquer QSO no meu log = Categoria Single Operator.
Sim, eu recebi ajuda para descobrir/encontrar qualquer QSO no meu log = Categoria Assistido.
Se você tiver qualquer dúvida sobre se declarar Assistido, por favor, contacte-nos para questions  cqww.com<mailto:questions  cqww.com> .

 1.  Divirta-se! Diversão é o que realmente interessa! Muita atividade e países = muita diversão!

73, Bob, K3EST
CQ WW Director

Fonte: Luciano 'Luc' Moreira (PY8AZT) em DXBrasil (http://tinyurl.com/5ty4adh ) adaptado a Portugal por João Costa (CT1FBF)