ARLA/CLUSTER: Antenas Delta Loop por Filipe Ferreira - Radioamador/Hamradio Ct1ddw

Pedro Ribeiro cr7abp gmail.com
Segunda-Feira, 21 de Novembro de 2011 - 12:20:44 WET

Não contradizendo, em relação ao video que compara a recepção com o
dipolo e o delta-loop para os 40m, pessoalmente não considero conclusivo
já que não encontrei qualquer informação em relação ao posicionamento
físico de qualquer das antenas e em relação ao loop, sobre o ponto e
forma de alimentação (balun 1:4 ou transformador coaxial de 1/4 de onda)
que podem influenciar em muito a direccionalidade da mesma e adulterar
as conclusões.

Basta o loop ter o seu lóbulo principal devidamente apontado para a
direcção em que lhe chega o sinal e o dipolo (horizonal?) estar "de
pontas" para lá que independentemente das vantagens de um face a outro,
teríamos provavelmente conclusões idênticas ou até se o posicionamento
fosse inverso, tirarmos incorrectamente a conclusão que afinal o dipolo
era melhor ...

73!