ARLA/CLUSTER: Tecnologia TDMA para as bandas de amador?

AV radiophilo gmail.com
Terça-Feira, 29 de Março de 2011 - 16:30:28 WEST

Caro Pinheiro,

O TDMA tem muitas aplicações modernas, sobretudo no segmento terrestre. O
GSM utiliza um esquema de acesso TDMA com 8 "slots", se bem me recordo. O
TETRA, por seu lado, tem 4.
Em Portugal existem também já várias redes DMR (certamente MotoTRBO) que
usam TDMA com 2 "slots". Estas têm a particularidade de não exigir canal de
controle da rede, como acontece com as outras. Não sei como é feito o
sincronismo entre postos nestas redes, mas tenho curiosidade em saber.

Possivelmente, as dificuldades de sincronização em redes terrestres não
serão tão exigentes como as de satélite, até porque estamos a falar de
distâncias comparativamente diminutas, e não será tão difícil garantir que
as salvas chegam ao repetidor no instante correcto, dentro das tolerâncias.

Não consegui ainda entender o conceito de "single-time-slot Time Division
Multiple Access (TDMA)". Se só há um "time-slot", o que está ali a fazer a
palavra "multiple"? Além disso, a largura de banda necessária para uma
multiplexação TDMA é independente do número de "slots". Cada "slot" pode ou
não ser usado, mas quando é, ocupa sempre a mesma faixa.

Pelo que li, parece-me que a ARRL pretende legalizar o uso desses tais
repetidores MotoTRBO. Embora o seu uso esteja vulgarizado, aparentemente é
ilegal.
Terei compreendido bem?

73,
António Vilela