ARLA/CLUSTER: 200 Entidades DXCC com uma cana de pesca.

Pedro Ribeiro cr7abp gmail.com
Quinta-Feira, 24 de Março de 2011 - 12:43:04 WET

Eu diria que sendo basicamente uma "random-wire" que se quer
multi-banda, ela não pode estar muito perfeita/ressonante em nenhuma
frequencia pretendida porque aí teria impedância demasiado baixa nessa
frequência e ao sofrer a transformação de impedância do unun 1:9 (ou
1:10) irá apresentar ao transceptor uma impedância demasiado baixa para
qualquer eficiência aceitável ou sequer compensação do ATU local.

A situação equilibrada será conseguir para a maioria das bandas uma
impedância entre as centenas de ohm e o 1kohm, a compensação capacitiva
ou indutiva terá de ser o ATU a fazer. Evitar dentro do possível que o
comprimento represente 1/4 onda (ou mútiplos ímpares) dentro de uma das
faixas pretendidas, aí terá a impedância demasido baixa para após UNUN o
ATU conseguir adaptar, curiosamente ela irá ressoar a 1/2 onda
impedância de alguns kohm mas esta zona não interessa pois a impedância
varia muito rapidamente o que significa banda útil muito estreita e
mesmo nesse caso a impedância após UNUN será talvez demasiado elevada
ainda para o ATU conseguir adaptar.

De notar que quando falo em ATU assumo ser um adaptador de impedância
junto ao transceptor e não um "Antenna Coupler" que quando instalado
entre o cabo e antena diretamente consegue ter muito maior versatilidade
de adaptação e quando o consegue evita por completo as perdas associadas
ao SWR no cabo.

O comprimento exato terá de ser experimentalmente testado para favorecer
as bandas que mais interessarem.

Têm aparecido por aí frequentemente discussões sobre "longwires" que
acho se aplicam ao caso como o recente "ARLA/CLUSTER:  Qual o tamanho
mínimo para a sua "longwire"...?"

Nota: Opinião de aprendiz, já vi a resposta que o Renato deu entretanto,
enquanto escrevia isto, sei que não é propriamente coincidente, vamos
ver o que ele acha da minha; ele é um aprendiz "de carreira", domina
isto muito melhor que eu.

73!