ARLA/CLUSTER: 200 Entidades DXCC com uma cana de pesca.

Alcides Sousa alcides.sousa gmail.com
Quinta-Feira, 24 de Março de 2011 - 10:56:29 WET

*Bom dia,*
**
*Tenho lido com atenção e curiosidade o que aqui tem sido postado sobre o
tema "Cana de Pesca".*
*Tenho 1986 QSO´s efectuados com uma cana de pesca de 8,5 metros, para todo
o mundo, sem estacionárias e com sintonia em todas as bandas.*
*Sobre o mesmo tema, transcrevo um excerto da intervenção do colega Renato
Encarnação:*

*"Mas se a antena estiver demasiado curta (carga mais capacitiva) ou
demasiado longa (carga mais indutiva), as perdas, tanto no cabo coaxial,
tanto no tuner, tanto até na própria antena, aumentarão."*
**
*Agradeço ao colega Renato que, já agora, me dissesse o que julga ser o
tamanho, comprimento ideal para uma antena deste tipo.*
*73*
*Alcides Sousa - CT1JQK*
**
**