ARLA/CLUSTER: Adquiri um equipamento D-Star, o que fazer primeiro. - por Jorge Santos (CT1JIB) e Júlio César (CT1BWI)

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 10 de Março de 2011 - 19:36:01 WET


O que fazer em primeiro....?

Ao adquirir um equipamento D-Star, após consulta e leitura atenta do manual, ficou a saber como o configurar para poder fazer a sua primeira emissão em Voz Digital, veja também os exemplos abaixo descritos sobre as configurações básicas dos equipamentos mais utilizados em Portugal.

Para aceder a um qualquer repetidor nacional da sua área de residência não necessita de fazer nenhum registo (ver 3º Exemplo), no entanto, se por acaso um dos motivos que o levou a adquirir um equipamento digital foi a possibilidade de poder ligar-se a outros repetidores noutros países, então vai ter necessidade de criar um registo num qualquer servidor (o que fica ao pé de si se tiver ligação à Gateway mundial, está óptimo, ver posteriormente o 1º e 2º Exemplos.)

Como Vou Ser Reconhecido...?

O seu indicativo tem que ser "traduzido" para que um qualquer servidor em qualquer parte lhe permita acesso, como é que isto acontece...? Após o seu registo e validação pelo SysOp da Gateway, poderá entrar nessa Gateway e configurar a sua conta, esta configuração é que lhe vai permitir a sua identificação no sistema.

Assim, e a titulo de exemplo:
- CT1JIB irá ser na rede mundial o IP 10.131.2.8, na altura, também criei um móvel e como tal;

- CT1JIB M irá ser o IP 10.131.2.9, assim, quando o meu rádio me identifica está não mais do que a difundir mundialmente que o IP 10.131.2.8 está no repetidor CQ0DSA (IP 89.123.100.108), não interessando saber onde isto se encontra.

Todos aqueles que se queiram registar-se no sistema mundial D-Star podem fazê-lo, por exemplo, também a partir do D-STAR ARLA Gateway System (CQ0DSA) em:
https://dstar-arla.dyndns.org/Dstar.do


Configurações básicas.

Configurações básicas a utilizarem no Repetidor digital da Serra da Arrábida, e utilizável também desde que adaptado a outras repetidoras nacionais ou internacionais, para os seguintes equipamentos mais usuais em Portugal;

ICOM IC-2820.

YOUR: CQCQCQ (para Chamada Geral)
RPT1: CQ0DSA B
RPT2: CQ0DSA G (em caso de saída pela Gateway para a Internet)
MY: (inserir o seu Indicativo, exemplo: CT1JIB)


ICOM IC-E91 ou IC-E92.

UR: CQCQCQ (para Chamada Geral)
R1: CQ0DSA B
R2: CQ0DSA G (Utilizar em caso de saída pela Gateway para a Internet)
MY: (inserir o seu Indicativo, exemplo: CT1JIB)

O repetidor responderá automaticamente e sempre com a seguinte identificação: CQ0DSA B indicando o " B " que está a trabalhar na Banda de UHF em 70cm.


Alguns exemplos, de outras possíveis utilizações:

1º Exemplo: Júlio César (CT1BWI) deseja contactar o Steve Bosshard (NU5D) para a ultima localização registada deste num qualquer repetidor mundial ligado à Internet.

ICOM IC-2820

YOUR: NU5D
RPT1: CQ0DSA B
RPT2: CQ0DSA G
MY:   CT1BWI

2º Exemplo: Carlos Mourato (CT4RK) deseja fazer uma Chamada Geral no Repetidor KF6RAL em UHF localizado na cidade de Salt Lake City, no estado do Utah, nos E. U. A.

ICOM IC-E91 ou IC-E92

UR: /KF6RALB
R1: CQ0DSA B
R2: CQ0DSA G
MY: CT4RK

3º Exemplo: Jorge Santos (CT1JIB) deseja contactar Carlos Sardinha(CT2JPJ) somente no repetidor da Serra da Arrábida em Setúbal (CQ0DSA).

ICOM IC-2820

YOUR: CT2JPJ
RPT1: CQ0DSA B
RPT2:
MY: CT1JIB

Estes são alguns dos exemplos das múltiplas potencialidades em Voz Digital (DV) que esta nova tecnologia oferece aos seus utilizadores, conjuntamente com a troca da Dados, radiolocalização via  D-PRS (D-STAR Position Reporting System), etc, etc.

 Um dos elementos mais activos nas comunicações em voz digital em Portugal, presenteou-nos com a possibilidade de quem nunca ouviu uma comunicação em D-Star de o poder fazer agora "on-line".

Assim deverá colocar o seu navegador da Internet, actualizado, no seguinte endereço: http://www.ustream.tv/channel/d-star-cq0dsa-audio

O "node" do Paulo (CT1HDC), encontra-se por norma ligado ao repetidor CQ0DSA localizado na Serra da Arrábida em Setúbal, ou ao Reflector REF040, onde normalmente se encontram interligados a maioria dos repetidores D-Star com ligação activa à Internet em Portugal.

Saudações.

Pelo Responsável da Administração da Gateway da Repetidora CQ0DSA B

Jorge Santos, CT1JIB.


Complementando a excelente informação do colega Jorge-CT1JIB aí vai mais uma pequena ajuda:

Quando comprar um equipamento D-Star compre também o cabo e o software para o ligar ao seu computador. Dessa forma evita de ter o trabalho de o programar directamente, que é um frete das arábias.

Para dar a tal pequena ajuda aí vai a configuração que uso no meu 2820 e que serve pelo menos para as primeiras impressões..

Ligue o cabo ao 2820 e á porta série do computador, ponha o programa ( CS-2820 ) a rodar na máquina e abra lá dentro o ficheiro que aqui envio em attach e que se chama "configuracao.icf".

Corra o ficheiro, procure dentro da secção "CALL SIGN" a subsecção com o nome "MY CALL SIGN" e substitua o indicativo que por lá está e que é o "CT1XXX" pelo seu indicativo.

Vá para a secção das memórias "Memory CH" -  e  vai verificar que dentro das memórias que tem disponíveis encontra as configurações para quase todos os repetidores digitais e analógicos do país.

Dentro dos digitais ( memórias 0 a 100 ) encontra as configurações para trabalhar com os repetidores digitais que já existem e alguns que ainda só estão em projecto e também as ligações das várias GateWays.

Quando tiver o seu indicativo no programa é só carregar no comando "CLONE WRITE" e quando acabar de transferir a configuração para dentro do 2820, desligue-o, aguarde uns segundos e volte a liga-lo.

Aconselho-o a trabalhar com os bancos de dados "Bank CH", operação que está relativamente bem explicada no manual do aparelho ( pag. 63 ) ao contrário da maior parte do manual que é uma bela confusão, sobretudo para quem está a principiar..

Vamos agora supor que já tem o seu indicativo registado ( Se ainda não tiver pode faze-lo por exemplo em https://dstar-arla.dyndns.org/Dstar.do ) e que está a trabalhar no repetidor da Arrábida mas precisa de falar com um colega que se encontra em Chaves..  Vai procurar nas memórias ( neste caso será a nº 11 ) ou salta para o banco de memórias com o nome "DIGITAL", procura a memória que tem o nome AR-CH ( ARrabida-CHaves ), e é só chamar.

 ( Neste momento e como todos os repetidores nacionais com a gateway activa (Internet) estão conectados ao REF040 não é necessário este procedimento, desde que o repetidor para onde quer falar lá esteja ligado - veja os repetidores conectados e alguns utilizadores por DV Dongle em: http://ref040.dstargateway.org/  -  João Costa (CT1FBF) )


Espero que tenha sido de alguma utilidade ficam os votos de bons contactos

73 e um abraço do

CT1BWI
Julio Cesar
http://www.aerodromo-cascais.pt

Nota: se o servidor não deixar passar o ficheiro "configuração.icf" diga-mo para "ct1bwi  gmail.com " e eu envio-lho directamente.
JCesar

( ATENÇÃO A MAIORIA DESTAS MENSAGENS FORAM RETIRADAS DOS ARQUIVOS DA LISTA ARLA/CLUSTER REFERENTES A 30 de Julho de 2008 TENDO SIDO ALGUNS DADOS ACTUALIZADOS E COMPLEMENTADOS. COMO SUBSCRITOR DA LISTA ARLA/CLUSTER PODE SEMPRE ACEDER AO ARQUIVOS EM: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/ )



Mais informações acerca da lista CLUSTER