ARLA/CLUSTER: (Ajuda) Antena HF Outback-2000

ct1ewa ct1ewa gmail.com
Quinta-Feira, 30 de Junho de 2011 - 14:30:26 WEST

Boa tarde

Nos últimos tempos ( há quase 2 anos) tenho praticamente emitido em banda
curta em móvel desde a minha viatura.

Há cerca de16 anos que “brigo” constantemente com as antenas e montagens de
forma a obter os melhores resultados.

Nos últimos 15 dias tive de refazer toda a “montagem” noutra viatura,
faltando agora apenas montar a antena, uma IC-AH2B.

Durante este tempo todo, experimentei algumas (vastas) marcas e modelos de
antenas para HF móvel.

Certezas tenho 2, o resto é desconhecido e vou tentando descobrir:

- a marca e modelo de antena é muito importante, é escusado investir em
antenas “mais” baratas ou das que parecem mais práticas, pois sai muito
caro, esbanja-se dinheiro e obtem-se resultados muito modestos.

- o local de montagem da antena é muito imortante:

·         Quanto mais elevada estiver a antena na viatura melhor, embora eu
tenha a minha por razões óbvias,  a meio metro do chão(errado).

·         As antenas, não devem ser montadas em suportes (tipo mala, ou
rebordo lateral)

·         Não utilizar cabos de alimentação, que não os do próprio rádio
ligados à bateria

Como exemplo do que lhe reporto, partilho consigo uma experiência que atesta
estes factos: há um colega radioamador, que emite a partir do seu “camion”
na qual monta uma antena Hi-Q (não muito prática para montar num ligeiro).
Este colega escuta-se em todas as bandas como estivesse em casa. Há uns
meses fizemos uma noitada de condução: eu desde França a Portugal ele desde
Portugal até França.

A diferença de sinal entre ele e eu em Portugal era significativa, conforme
atestavam os colegas que por cá nos faziam companhia.

Em Espanha, na zona de Pancorvo, cruzámo-nos sem que poucos quilómetros
antes, este colega fizesse a África do Sul em 80M com 5/8 e eu … “devo ter
ficado por Dakar”, já que o colega ZS não me escutava. Por este exemplo
confirmo  que a qualidade da antena e a montagem desta ( em especial a
altura do solo) são extremamente importantes para a obtenção de resultados.

Sobre o tema não se pode de deixar de ler ( conforme o CT1HMN também
aconselhou) este site,  http://www.k0bg.com/ , toda a informação contida e
disponibilizada por este colega é muito importante… é uma “ bíblia do ham
rádio mobile”.

Já agora e porque não, informo que na próxima semana se nada me impedir
andarei em  móvel pela Europa. Espero testar bem esta nova “montagem”….

73’s

Paulo Nuno Santos

CT1EWA - Paulo Nuno F.R.Santos

EPC#5619 * 30MDG#1693  * DMC#3521  * ARAL#37 * REP#995

Apartado415 *2430-905 Marinha Grande * Portugal