ARLA/CLUSTER: QRM

Gomes ct1hix sapo.pt
Quarta-Feira, 8 de Junho de 2011 - 13:15:27 WEST

Boas
Não tenho conhecimentos para o fazer, mas fica o desafio lançado…
Era útil criara uma base de dados na net, onde fosse possível
descarregar gravações de QRM, juntando a estes ficheiros informação
sobre a sua causa e respectiva solução (se existir).
Seria sem duvida uma ferramenta útil para quem é atacado por este
problema.
A ideia não é inédita, mas parece-me que o site que tinha alguma
informação deste tipo desapareceu!!???

73 Gomes op: CT1HIX
www.ct1hix.webs.com <http://www.ct1hix.webs.com/>
-----Mensagem original-----
De: cluster-bounces  radio-amador.net
[mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Carlos Mourato
Enviada: quarta-feira, 8 de Junho de 2011 12:37
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA; ct-comunicacoes-e-tecnologias
Assunto: ARLA/CLUSTER: QRM

Caros colegas
Ontem à noite andei a investigar em móvel com o receptor de HF e com o
analisador de espectros o QRM que me invadiu as bandas abaixo de 2m, e
cheguei a uma conclusão. O QRM em questão, vêm de uma das linhas de
média tensão que interliga uma das industrias ao porto petrofifero, e
que passa a uns 50m da minha casa. O QRM estende-se até cerca de 500m da
linha e quando debaixo dela é 59+40. Este QRM é constante ao longo da
linha nos seus perto de 5Km. Outro facto é que todas as linhas que vão
dar à substação, tambem radiam QRM. Hoje mesmo quando vinha para o
batente, trouxe o RX ligado, e cada vez que me aproximava de linhas de
media tensão escutava o ruido, mesmo em linhas mais de 10km de distância
do meu QTH. No entanto a que me passa em frente é a pior de todas para
cumulo do meu azar!
Não sei o que se passa, mas desconfio que alguma empresa injectou RF
para transferência de dados na linha, e não foram -80dBm certamente.
Para chegar tão longe, devem ser watts!!!

73 de CT4RK

 Warning
Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line.

Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga
não à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético.
Utilize tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.