ARLA/CLUSTER: QRM

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quarta-Feira, 8 de Junho de 2011 - 12:36:56 WEST

Caros colegas
Ontem à noite andei a investigar em móvel com o receptor de HF e com o
analisador de espectros o QRM que me invadiu as bandas abaixo de 2m, e
cheguei a uma conclusão. O QRM em questão, vêm de uma das linhas de média
tensão que interliga uma das industrias ao porto petrofifero, e que passa a
uns 50m da minha casa. O QRM estende-se até cerca de 500m da linha e quando
debaixo dela é 59+40. Este QRM é constante ao longo da linha nos seus perto
de 5Km. Outro facto é que todas as linhas que vão dar à substação, tambem
radiam QRM. Hoje mesmo quando vinha para o batente, trouxe o RX ligado, e
cada vez que me aproximava de linhas de media tensão escutava o ruido, mesmo
em linhas mais de 10km de distância do meu QTH. No entanto a que me passa em
frente é a pior de todas para cumulo do meu azar!
Não sei o que se passa, mas desconfio que alguma empresa injectou RF para
transferência de dados na linha, e não foram -80dBm certamente. Para chegar
tão longe, devem ser watts!!!

73 de CT4RK

--
*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*