ARLA/CLUSTER: Exemplo da FPVL de Portugal, faz escola no Brasil

José Miguel Fonte etjfonte ua.pt
Domingo, 31 de Julho de 2011 - 01:33:36 WEST

Há uma tendência em interpretar as leis cegamente sem se proceder à
devida análise e enquadramento.
Ainda no outro dia estava a tentar explicar a um colega CR7 que não
deveria utilizar o seu indicativo como indicativo de chamada mas sim o
indicativo da estação que estava a operar e apareceram uns quantos que
antes não disseram nada mas logo a seguir começaram a, desculpem a
expressão, mandar "bitaites" como se o facto de conseguirem interpretar
o léxico lhes desse a razão necessária em vez de tentarem perceber
alguém ou mesmo tentar ter um diálogo construtivo.

Assim sendo, começo por referir que o educar, dialogar e discutir é
reforçar e dignificar o rádio-amadorismo.

O nosso serviço, conhecido pelo, e no, regulador, como SAAS, ou seja,
Serviço de Amador e Amador por Satélite (por vezes apenas AM) não tem
nada a ver com SMT ou seja Serviço Móvel Terrestre, aliás esta é apenas
uma das formas contempladas pelo nosso serviço. Poderia agora dizer que
por essa razão, como já disse no passado, o ICP-ANACOM deveria resolver
os problemas de interferências na nossa banda (das quais temos ou
deveríamos ter protecção) de uma forma generalizada e não de uma forma
pontual, a pedido, como tem vindo a ser habitual.

Também será importante referir que o serviço de amador e amador por
satélite já o é ainda antes de haver sequer o actual regulador. Este
último, infelizmente, tem vindo a cometer erros atrás de erros e por
vezes (quase sempre) demonstra total ausência de conhecimento sobre as
matérias que regula ou deveria regular.

Quem não se lembra do sufixos /MM e /AM?

A postura reactiva do regulador não é por acaso. Há já muito tempo que o
serviço de amador se auto-regula e apesar de eventualmente cruzarmos uma
linha contínua (desculpem a comparação) não faz de nós maus condutores.
Pelo contrário, provavelmente os engenheiros que desenharam a estrada
foram tão maus que a única forma é mesmo cruzar a tal linha. Façam a
analogia necessária.

Julgo que a mensagem do colega Vilela, e outros, é coerente e denota
conhecimento das matérias em causa. Se não se revê nela pode sempre
contra argumentar, agora apelar ao ego não reforça nem esclarece os demais.

Quanto ao PMR (a "nova" CB), pode transmitir com o rádio ao contrário, a
atirar-se dum prédio, o que quiser desde que cumpra o que está
estipulado no decreto que o colega Mário referiu.

Quanto às autorizações necessárias quando a bordo de embarcações deve
tentar entender o âmbito. Se viajou de avião já viu o comandante pedir
aos demais para desligar os telemóveis, no entanto num barco tal é muito
pouco provável de acontecer. Mas agora imagine um cruzeiro em que um
passageiro com licença do serviço de amador e amador por satélite, acha
correcto  que este colega estique um fio de cobre e comece a transmitir
com 100W em onda curta ou VHF com as antenas do próprio barco "ali ao
lado". Por tal será necessário requerer a devida autorização quando em
embarcações ou como deveria ser dito, tendo em conta as condicionantes.
Infelizmente devido a facilitismos muitos dos colegas deste nosso
serviço são algo ignorantes no que toca a certos aspectos e logo a lei é
de certa forma generalizada, ao mesmo tempo para não cair no erro de ser
demasiado específica. No entanto, se o colega tiver um barco, leve o
rádio e fale à vontade...

Colega Arthur, não me leve a mal mas acho a discussão pode até ser
interessante... Mas falemos (ou teclemos :)) Haja discussão construtiva
e assim todos saímos a ganhar, com o conhecimento enriquecido... Todos.

73 de ct1enq