ARLA/CLUSTER: Exemplo da FPVL de Portugal, faz escola no Brasil

AV radiophilo gmail.com
Sábado, 30 de Julho de 2011 - 16:09:28 WEST

Não sei como é no Brasil, mas por cá o assunto está longe de ser claro.
Aliás, esta é das histórias mais estranhas que tenho lido nos últimos
tempos.

A frequência publicitada pela FPVL está licenciada pela ANACOM para o
Serviço Móvel TERRESTRE, como consta da respectiva licença, e é portanto
ilegal o seu uso em voo.
De igual forma, suspeito que também o uso de PMRs seja ilegal em voo.
Não se questiona que os pilotos de voo livre possam usar qualquer destes
canais quando estão no solo, mas a FPVL não evidencia a sua autorização para
utilização em voo.

Por outro lado, as actividades de voo livre têm vários canais de rádio
reservados para si na faixa 143.900 a 144 MHz, como é conhecido e consta do
QNAF, na faixa do serviço móvel aeronáutico OR.

É estranho que a FPVL a recomende a utilização de canais ilegais quando tem
outros perfeitamente legais à disposição.

73,
António Vilela
CT1JHQ