Re: ARLA/CLUSTER: Antenas Verticais Broadband HF - Tipo Comet CHA-250B / VA250 / HA-750BL / FALCON OUT-250-B e também Diamond BB6W e BB7V.

Pedro Ribeiro cr7abp gmail.com
Sábado, 16 de Julho de 2011 - 14:56:21 WEST

Bem, se o radio tinha à saída 50ohm resistivos e se o cabo não tinha
perdas resistivas (aquecer), o sinal não desaparecia, era radiado pelo
cabo provavelmente não ia era para o destino suposto, era induzido nos
objetos da estação e ao longo do percurso, provavelmente ainda tinha a
"vantagem" de acender automaticamente as lâmpadas fluorescentes da casa
como se fosse um aviso de "on air" ...
Dependendo da aplicação, até pode ser a melhor solução. Há soluções de
cobertura GSM de interiores (ex. Metro/Underground) que usam
propositadamente cabos com fraca blindagem para funcionarem como uma
antena ao longo do percurso ...

ehehe 73!