Re: ARLA/CLUSTER: Antenas Verticais Broadband HF - Tipo Comet CHA-250B / VA250 / HA-750BL / FALCON OUT-250-B e também Diamond BB6W e BB7V.

Rui Mota ct5goq.rui sapo.pt
Sábado, 16 de Julho de 2011 - 13:15:01 WEST

Boa tarde caos colegas,

pois já estive a rir com o que o colega João Costa, escreveu... caso já
aconteceu eu falar ao colega Hugo, 2 SWR em HF isso acho que seja demais
acho que o mínimo será 1.4.1 SWR, no entanto o que quero dizer é como é que
á colegas friso bem sejam eles da classe que forem que pensam assim.

Bom fim de semana.

Um abraço
73's de :
------------------------------------
CT5GOQ / Rui Mota
QTH - Locator : IM58ix
ZQ Zone 14 / ITU 37
www.qrz.com  : www.eqsl.cc

----- Original Message -----
From: "João Gonçalves Costa" <joao.a.costa  ctt.pt>
To: "'Resumo Noticioso Electrónico ARLA'" <cluster  radio-amador.net>
Sent: Friday, July 15, 2011 6:29 PM
Subject: RE: ARLA/CLUSTER: Antenas Verticais Broadband HF - Tipo Comet
CHA-250B / VA250 / HA-750BL / FALCON OUT-250-B e também Diamond BB6W e BB7V.

Pois é Hugo,

O grande problema é que ainda estou para conhecer o primeiro radioamador que
não viva obcecado com a ideia fixa de ter 1:1 de estacionárias e só avaliar
a estação pelo que o SWR lhe diz. Ninguém o convence que o medidor lhe pode
estar a "mentir"; ...então, como pode ser isso, agora a agulha quase não
mexe, finalmente.

Infelizmente e quanto menores são os seus conhecimentos técnicos, maior é
essa sua obsessão, pelo "nirvana".

Eu não consigo imaginar as horas, dias, meses; alem dos enormes gastos de
cabo coaxial, fichas, solda, etc, que aquela bondosa "alma" passou a cortar
e a acrescentar cabo, até não ver o ponteiro mexer em todas as frequências
em HF que ele mais usava. Por fim, até usou um comutador para seleccionar o
cabo "abençoado" para aquela frequência especifica. È que a coisa é
terrível, pois o medidor "vê" 50 Ohm cá em baixo, mas lá encima, até pode
não ter "antena", mas o "radioamador" acredita que finalmente tem uma coisa
fabulosa, e ainda para mais em todas as bandas.

Já ouvi uma "alminha" lusitana que tirou 30mts do "cabo grosso" e meteu
30mts "cabo fino", porque com o "cabo fino", finalmente quase já não tinha
estacionárias na banda de VHF e assim, certamente, consegue viver feliz para
todo o sempre.

Acho mesmo, que os tipos da COMET tiveram um rasgo de verdadeira inspiração,
quando denominaram a coisa por "CHA", é que com este "chá" por 600 Euros,
ajudam a tranquilizar os seus clientes mais exigentes nas estacionárias da
antena.

João Costa, CT1FBF