Re: ARLA/CLUSTER: Antenas Verticais Broadband HF - Tipo Comet CHA-250B / VA250 / HA-750BL / FALCON OUT-250-B e também Diamond BB6W e BB7V.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Domingo, 17 de Julho de 2011 - 00:20:49 WEST

Pedro boa noite
Esse sistema têm sempre em consideração a perda do cabo ou seja: O "return
loss". Um grande comprimento de cabo, digamos que até mais de 20 dBs de
perda ( o que não é nada dificil em 1900Mhz) apresenta uma relação de onda
estacionária muito baixa. Se for suficientemente longo para chegar aos
30dBs, o SWR é praticamente 1:1. Ou seja: Temos uma carga ficticia que
devido aos problemas de blindagem radia. No entanto não será a solução mais
adequada. No meu trabalho, colocaram varias antenas espalhadas pelo
edificio, embutidas no tecto, com um aspecto quase imperceptivel, e o
repetidor tem cerca de 10mW PIRE.
Tambem já vi sistemas "underground" baseados nesse sistema, mas não era com
cabos de blindagem dificiente, mas sim com varios "slots"  ao longo do cabo,
no lugar certo por causa da fase, e esses slots é que são a antena.

73 de CT4RK

2011/7/16 Pedro Ribeiro <cr7abp  gmail.com>

> [...]
>
> Já ouvi uma "alminha" lusitana que tirou 30mts do "cabo grosso" e meteu 30mts "cabo fino", porque com o "cabo fino", finalmente quase já não tinha estacionárias na banda de VHF e assim, certamente, consegue viver feliz para todo o sempre.
>
> Acho mesmo, que os tipos da COMET tiveram um rasgo de verdadeira inspiração, quando denominaram a coisa por "CHA", é que com este "chá" por 600 Euros, ajudam a tranquilizar os seus clientes mais exigentes nas estacionárias da antena.

*
*