ARLA/CLUSTER: Válvula de churrasco

José António ct1dqb gmail.com
Segunda-Feira, 31 de Janeiro de 2011 - 12:53:35 WET

Olá colega Renato,
Sim, a PL504, todos os televisores a preto-e-branco tinham uma. Mas as
mais procuradas para construir um linear barato eram a PL509 ou a um
pouco mais potente a PL519 que eram utilizadas nos TV's a cores. Estas
duas ultimas davam para ligar as grelhas todas à massa e carregar o
sinal de entrada pelo cátodo, até aos 10 metros podia-se utilizar 4
válvulas, bem puxadinhas e bem ventiladas iam aos 1000 W. Nos 80 metros
ou até mesmo nos 40 metros, com 8 válvulas em paralelo obtinha-se 2000 W
Em relação aos Getter, no auge de fabrico das 3-500Z que foi na década
de 50, o magnésio era o elemento mais utilizado, mais tarde é que
apareceram essas "modernices" mais evoluídas. Sinceramente não sei o que
colocavam no Getter da válvula 3-500Z mas não deveria ser muito
diferente das outras válvulas da época.
Atenção que há válvulas da década dos anos 20 como por exemplo a 300B ou
a 2A3 que dão cartas em qualidade a muitas mais que apareceram até à
atualidade.

73
José António