ARLA/CLUSTER: SSTV via repetidora

Miguel Andrade ct1etl gmail.com
Quinta-Feira, 27 de Janeiro de 2011 - 23:24:30 WET

Caros colegas,

Aqui está uma prova que vou seguindo, com algum custo, os tópicos e
discussões que por este fórum vão passando. Quanto à minha
disponibilidade... não me vou repetir outra vez.
A propósito do dispositivo instalado em 144,500 MHz li algo que me levou a
abrir um novo tópico.
Há quase um ano atrás, mais propriamente em Março de 2010, há imagem do que
acontece no estrangeiro ( e penso que algo idêntico teve lugar numa
repetidora da região do Entroncamento ), apresentei um projecto à Direcção
da A.R.L.A. para autorização de emissões via estação repetidora de UHF na
Arrábida em SSTV, ou televisão de varrimento lento como ainda gosto de
denominar esta forma de emissão.
Esta actividade seria apenas permitida e organizada entre as 22:00 e as
24:00 de quarta-feira e entre as 21:30 de Sábado e as 3:00 de Domingo.
Isto não é inédito, não foi inventado por mim e acontece com assiduidade em
países anglófonos dos 5 continentes ( e não só ).
Nestes dois horários, os colegas teriam como alternativa, para telefonia, a
estação repetidora de VHF.
Até hoje nunca me foi transmitida qualquer reacção do ICP-ANACOM à consulta
feita sobre a legalidade de uma possível autorização.
Dado que as emissões de SSTV são intervaladas e acompanhadas por telefonia
analógica, o uso da repetidora não seria radicalmente alterado, sendo mesmo
permitidas chamadas de emergência, como em qualquer QSO de telefonia.
Esta actividade teria a vantagem de contribuir para a ocupação da faixa de
UHF, de rentabilizar o uso daquele repetidor instalado na Serra da Arrábida
e de dinamizar o Radioamadorismo através de mais uma iniciativa a A.R.L.A.
A pergunta que agora deixo à discussão é a seguinte... alguém vê alguma
incompatibilidade técnica, legal ou mesmo de carácter ético para que este
projecto não fosse viável ?
Agradeço as vossas opiniões.
Infelizmente não possuo de momento estação fixa ou antenas com rendimento
para vos propor este tipo de emissão ponto a ponto nos 144 MHz ( ou
superiores ), como tanto aprecio e já pratiquei no passado, com resultados
surpreendentes ( tanto em banda lateral única como em frequência modulada
)... caso contrário teríamos excelentes momentos de experimentação, pois
queria mesmo tentar a minha sorte na faixa dos 23 centímetros.
No entanto, um dia destes não me custará nada anunciar mais uma subida a
serra para esse fim.
Em relação à frequência escolhida para o dispositivo, não vou contestá-la
veementemente ( embora esteja em sintonia com o que foi escrito sobre a
adopção das recomendações da I.A.R.U. na legislação nacional )... mas
confesso que preferia que a mesma tivesse sido antes escolhida a de 144,575
MHz, por todos os motivos que já foram aqui discutidos e mais alguns que
penso não valer a pena agora aqui desenvolver.

73's de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W
CQ Zone 14 ********* ITU Zone 37
endereço em/adress in www.qrz.com