RE: ARLA/CLUSTER: RPE: repetidores de UHF em fase de licenciamento e instalação.

Antonio Viegas acviegas hotmail.com
Sexta-Feira, 21 de Janeiro de 2011 - 11:52:27 WET


Bom Dia a todos ,
Caro Amigo Carlos Mourato , tudo 100% ,tem toda a logica, mas a minha duvida e que já está esclarecida seria se o repetidor estivesse a ser utilizado em função repetidor, a prioridade teria de ser dada de alguma forma e o meu amigo esclareceu-me e penso que a todos  muito bem. 
Um Abraço 
ACViegas
CT2IXQ  


From: radiofarol  gmail.com
Date: Fri, 21 Jan 2011 03:02:30 +0000
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: RPE: repetidores de UHF em fase de licenciamento e instalação.
To: cluster  radio-amador.net

Colega António Viegas boa noite


Activar o repetidor via net, não necessita de tom de protecção. Os 2 tons , um só para repetidor, outro para repetidor  para ligar o audio da net só se aplicam aos sinais que entram pelo receptor do repetidor. A entrada pelo echolink faz-se da forma habitual, mas só será possivel se o repetidor estiver desocupado em modo de repetidor. Isto é: Tem que ter um circuito de prioridade que determine quando é permitido a ligação ao echolink.


Um exemplo: Com tom de protecção de 74.4 Hz o emissor do repetidor entra em funcionamento e retransmite o audio do RX. O sinal proveniente do tom de 74.4Hz através de um simples circuito com portas lógicas inibe o audio do echolink e enquanto o receptor estiver a receber um tom de 74.4Hz, é impossivel entrar pelo echolink, porque o audio está cortado.
Agora colocamos um tom de por exemplo 64 Hz, que vai ter duas funções. Uma é ligar o audio do echolink e outra é colocar o emissor no ar.
Quando o repetidor estiver em repouso, o echolink estará ligado por defeito, para poder ser activado via net.


Ainda a explicação de outra maneira.
O sistema funciona normalmente como está, mas se entrar no receptor um outro tom diferente (pre-programado) do actual, O repetidor larga o echolink e fica apenas em modo repetidor. Esta mudança deve ser ligeiramente temporizada, digamos que uns 10 segundos, para evitar que na passagem dos câmbios o sistema se altere.


73 de CT4RK



2011/1/21 Antonio Viegas <acviegas  hotmail.com>



Boas Noites ,
Caro colega Carlos Mourato, em relação ao assunto apresentado concordo com o meu amigo em relação ao tom de entrada --repetidor /ecolink--,mas fiquei com uma duvida em relação a como activar via net, peço desculpa desde já mas o meu amigo fez-me ficar com a pulga atraz da orelha!!!.
Cumprimentos.
ACViegas
CT2IXQ




From: Carlos Mourato 
Sent: Wednesday, January 19, 2011 8:41 PM



To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA 
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: RPE: repetidores de UHF em fase de licenciamento e instalação.




Matias boa noite 
Não é com DTMF. Apenas tons de proteção como nos repetidores. Nunca coloquei a hipótese de DTMF porque como muito bem dizes não faltariam operadores mal intencionados a prejudicar as comunicações. Eu referia-me a tons de protecção. Dou um exemplo:
Arrábida  439.400 MHz 
Tom de protecção 74.4 Hz  Liga apenas o repetidor e mantem a gate da net desligada. 
Tom de protecção 64 Hz actua um relé que liga o audio para o circuito da net e ao mesmo tempo coloca o emissor do repetidor no ar.
O circuito de detecção de 64 Hz deveria estar a receber audio do receptor de repetidor e da internet, para poder colocar o repetidor em modo echolink a partir da net.
Prioridade definida a estações que entre pela receptor, mantendo a gate como secundária em todas as circunstâncias.
Uma vez o sinal de "busy" activado no receptor do repetidor, o acesso por gateway ao repetidor estaria cancelado, salvo se estivesse a decorrer um QSO pelo echolink
Claro que haveria sempre maneiras de "vigarizar" o sistema, mas isso já sabemos que é assim, Existe sempre quem se entretenha a fazer mal.


73 de CT4RK


No dia 19 de Janeiro de 2011 16:17, Antonio Matias <ct1ffu  gmail.com> escreveu:

Pois. 
Se os sysops fornecessem os DTMF para que os operadores pudessem ligar ou desligar o repetidor da conferencia, talvez fosse
possível evitar estas caldeiradas.
Mas creio que isso nunca venha a acontecer, pois ainda haveria mais confusão.
Já imagino inúmeros colegas a meter DTMFs uns por cima dos outros a ligar e desligar e o diabo a 7.
Com a voz do sistema sempre a aparecer e a dizer IN, OUT e raio que o parta.
Nestas coisas dos ecolinks, o que tenho visto, é que o dono da bola é que marca os livres e os penaltis.
Já era assim quando jogava à bola no recreio da escola e parece que a regra ainda é vigente em muitas áreas hoje em dia.
Assim sendo, prevejo que vão andar aí uma serie de repetidores em UHF mais uma boa parga de Links privados continuamente
no ar a transmitir os QSO´s  entre os colegas em Nova Jersey e New Wark.
A mim,  não me incomoda nada, não sou obrigado a ouvir esses QSOs, nem sou eu que pago a NET nem a EDP.
Montem lá isso, ponham uma plantação de repetidores nas serras todas a transmitir o mesmo QSO, agora que é um desperdício de recursos, penso que é!


73
Matias
CT1FFU-CR5A





2011/1/19 Rui Martins <ct1ebh  gmail.com> 







Há parte da piada de mau gosto do colega José António.
Concordo plenamente com o Matias e com o Mourato.
 
 
CT1EBH
 
Rui Jorge Martins
 
 
 


From: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] On Behalf Of José António
Sent: quarta-feira, 19 de Janeiro de 2011 12:40

To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: RPE: repetidores de UHF em fase de licenciamento e instalação. 




 
Conclusão: Já não se pode ser cego nesta terra.

73
José António

Em 19-01-2011 1:31, Carlos Mourato escreveu: 
Matias boa noite 

É exactamente isso que me preocupa tambem. Ainda hoje estive a ver isso, ao escutar 4 frequencias com os mesmo operadores, os mesmos QSOs, as mesmas salas etc. Muito eu "bati o pé" a essa anarquia que se instalou anteriormente em 2m. O episódio que melhor me recordo, foi o de ter escutado o CT1CRR em 2m em 5 frequências diferentes... Tal não era a proliferação de echolinks em VHF. Felizmente que acabou e agora estão em UHF, onde existem muitos mais canais para esse tipo de serviço. Não estou em desacordo que os repetidores possam ser ligados a uma sala, mas continuo com a opinião de o utilizador poder controlar o acesso à sala ou ao repetidor, dependendo do lado por onde entra. seja pela net, seja pelo radio, a utilização de tons resolve esses problemas. Não esquecer que neste caso devia existir uma prioridade para o funcionamento do repetidores no modo simples. O que seria interessante, era à semelhança do D-STAR, existir a possibilidade de ligar os repetidores de UHF a um reflector, e assim possibilitar uma cobertura nacional em V/U com "targets" definidos por tons .

Agora fazer do UHF os 14.175 em 5 ou 6 QRGs ao mesmo tempo, não acho grande ideia. Mas é apenas uma opinião minha.

 

73 de CT4RK

 

 

 

No dia 18 de Janeiro de 2011 21:30, Antonio Matias <ct1ffu  gmail.com> escreveu:
Boas. 

Permitam-me realçar o que depreendi do  email do Rui.

Embora saibamos das caldeiradas que tem havido na atribuição de canais aos repetidores por aí, a questão agora não é bem essa.

O problema  não está no espectro nem nos canais nem no UHF nem no VHF, trata-se do florescimento de repetidores todos ligados ou Echolink na mesma conferencia.

Ora quando um tipo qualquer fala nessa conferencia, começa a ser escutado em carradas de  estações link e em todos os repetidores simultaneamente.

Já viram bem a situação?

E se aparece alguém a querer responder em repetidores diferentes ao mesmo tempo?

O problema do Ecolink é que ou contrario do D-star, não tem opção de target.

Ou seja  não permite optar pela conferencia e inevitavelmente sairá em todos os repetidores do país ao mesmo tempo. 

Com o continuar do surgimento  isto pode-se tornar caótico.

 

Bem, aqui nas Caldas há 4 echolinks, isso mesmo 4

3 deles estão na mesma conferencia.

 

Se me perguntarem: preferes esta anarquia, de haver Echolinks na casa deste e daquele ou apenas atribuídos a associações?

Claro que optaria pela segunda, mas ainda assim há que acautelar certos abusos de RF que isto pode trazer.

 

A ideia do Mourato não é má.

Mas deveria haver também opção inversa: eu quando entrar numa conferencia via net ou via um link, deveria ter possibilidade de escolher se quero sair  também nos repetidores ou não e qual.

 

Há que amadurecer a ideia.

Tudo isto é tecnicamente possível.

73

Matias

CT1FFU-CR5A

 

 

 

No dia 18 de Janeiro de 2011 20:52, Carlos Mourato <radiofarol  gmail.com> escreveu: 





Como foi sugerido pela ARLA,  nas reuniões interassociações, e posteriormente na ANACOM, o sistema devia permitir através de um tom de protecção diferente, utilizar apenas repetidor, ou repetidor ligado à internet. Na altura, quando apresentei essa proposta, fui logo criticado por vários motivos, sendo o principal motivos técnicos. Continuo a não entender onde está a dificuldade técnica para o proposto mas enfim....  

Com o passar dos tempos, e à semelhança do que se passou com os repetidores de VHF, vão ver que as propostas da ARLA não são assim tão descabidas.

Concordo que se liguem os repetidores à internet sim, mas deverá sempre existir a possibilidade de os desligar da mesma, pois se eu for em móvel a falar por exemplo com o CT1BEC, não me interessa absolutamente nada estar a sair numa qualquer sala lusófona, ou espanhola, ou chinesa etc!...Por outro lado, tambem não me interessa que um determinado repetidor em Portugal, esteja a transmitir um QSO entre dois radioamadores em New Jersey ou algo no genero.

 

73 de CT4RK

 

 

 

 

No dia 18 de Janeiro de 2011 19:12, João Gonçalves Costa <joao.a.costa  ctt.pt> escreveu: 





Boa tarde colega Rui Jorge Martins, CT1EBH.

Não sei como considera que isto é o fim dos repetidores de amador, quando cada vez à mais e para "todos os gostos".

Bem, vamos lá por partes, os echolinks simplex continuam a existir em 434 MHz e os repetidores estão a sair em 438 MHz.

A ideia, que neste caso, somente se aplicou ao CQ0USM localizado em S. Miguel - OLHÃO era aumentar o tráfego nos repetidores de UHF já existentes e que na maior parte do tempo estão sem qualquer actividade. Agora, pode-se criticar e com algum fundamento se é boa politica de gestão de espectro continuarem a existir nos mesmos locais um repetidor normal e outro ligado a um echolink...?

Obviamente, que a minha resposta é não, alias, as associações tem plena consciência que mesmo em UHF e por este andar o n.º de canais disponíveis vai começar a escassear ou já é mesmo escasso em alguns casos, e por seu lado a ANACOM também deixou bem claro nas ultimas reuniões, pretender pôr cobro a esta situação começando a taxar anualmente todos os licenciamentos ou autorizações em qualquer banda do serviço de amador consoante a escassez de frequências disponíveis em cada segmento recomendado.

Da minha parte, aguardo pacientemente que a Autoridade Nacional de Comunicações cumpra previamente com aquilo com que se comprometeu nesta área, começando pelo menos em UHF, a seguir as recomendações da IARU Região 1 pois existem segmentos consignado para repetidores analógicos, repetidores digitais, echolinks simplex, etc...não existindo a necessidade de misturar, por exemplo; repetidores analógicos com repetidores digitais, como infeliz e absurdamente aconteceu com as ultimas autorizações para os D-Star.

Muitissimo mais há a dizer sobre o tema, mas por agora chega, que tenho de ir jantar.

João Costa, CT1FBF

-----Mensagem original-----
De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Rui Martins
Enviada: terça-feira, 18 de Janeiro de 2011 11:20
Para: 'Resumo Noticioso Electrónico ARLA'; REP-RedeEmissoresPortugueses  yahoogrupos.com.br
Assunto: RE: ARLA/CLUSTER: RPE: repetidores de UHF em fase de licenciamento e instalação.



Boas,
Isto é para mim o fim dos repetidores de amador.
Senão vejamos.
       Há alguns dias atrás alguns dos subscritores desta lista criticavam a presença do repetidor de SSTV nos 144,500 havendo mesmo quem aconselha-se a instalação do mesmo em UHF onde o espectro é mais alargado.
       Contráriamente a esta afirmação utilizamos agora as frequências dos repetidores para links á conferencia LUSO-USA em vez de utilizarmos as frequências de 434 como até aqui acontecia.
       Assim sendo temos duas frequências ocupadas quando apenas necessitamos de uma para os Echolinks.
       Desta froma dentro de muito pouco tempo teremos os repetidores em todo o pais ocupados de forma abusiva apenas por um utilizador pois que eu saiba este é o segundo a ser ligado á LUSO-USA (O primeiro pela REP).
       É assim uma pena que as associações estejam a transformar os repetidores de amador de UHF em repetidores de "internet amadores" limitando assim a utilização dos mesmos, mesmo em situações de emergência.
A solução foi então apresentada pelo Matias vamos para mais altas frequências para podermos ter as coisas mais limpas.
Resta-me apenas esperar que a epidemia não se alastre.


CT1EBH

Rui Jorge Martins




-----Original Message-----
From: cluster-bounces  radio-amador.net
[mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] On Behalf Of João Gonçalves Costa
Sent: segunda-feira, 17 de Janeiro de 2011 15:26
To: 'Resumo Noticioso Electrónico ARLA'
Subject: ARLA/CLUSTER: RPE: repetidores de UHF em fase de licenciamento e instalação.

Está já em fase de instalação um novo repetidor de UHF, localizado na Serra dos Candeeiros, pela ARAL - Associação de Radioamadores do Distrito de Leiria que fará a cobertura do centro litoral do Pais para a conferência Luso-USA.

Dados técnicos do novo repetidor analógico com ligação à Internet;
Canal:RU732
Indicativo: CQ0URL
Tx Repetidor: 439,150 MHz
Rx Repetidor: 431,550 MHz
Tom de protecção: 131,8 Hz
Desvio: -7,6 MHz;
Designação de Emissão: 11K0F3E
Localização Geográfica: 39º 32` 57,81" N / 08º 52` 02,32" W
Local: Serra dos Candeeiros
Locator Maidenhead: IM59nn
Potencia PAR: 25W
Conferencia em Echolink: Luso-USA
Associação Titular do Licenciamento: ARAL - Associação de Radioamadores do Distrito de Leiria.


Encontra-se também em fase de licenciamento um novo repetidor para a ARBL - Associação de Radioamadores da Beira Litoral, na faixa de UHF, para ser ligado à RPE/Luso-Usa, aguardando-se para breve a divulgação dos dados técnicos deste novo repetidor analógico com ligação à Internet.


Fontes: ARAL - Associação de Radioamadores do Distrito de Leiria e RPE - Rede Portuguesa de Echolink (LUSO-USA).


_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster

_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster


-- 
Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal

 Warning 

Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. 

 

Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line" causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.
----------------------------------------------------------- 
 

_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
 

_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster


-- 
Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal

 Warning 

Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. 

 

Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line" causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.
----------------------------------------------------------- 
   _______________________________________________CLUSTER mailing listCLUSTER  radio-amador.nethttp://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster



_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster



-- 
Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal

 Warning 
Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. 


Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line" causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.
----------------------------------------------------------- 







_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster


_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster



-- 
Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal

 Warning
Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. 


Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line" causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.
----------------------------------------------------------- 



_______________________________________________ CLUSTER mailing list CLUSTER  radio-amador.net http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster 		 	   		  
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20110121/17c0387a/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER