Re: ARLA/CLUSTER: RPE: repetidores de UHF em fase de licenciamento e instalação.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sexta-Feira, 21 de Janeiro de 2011 - 03:02:30 WET

Colega António Viegas boa noite

Activar o repetidor via net, não necessita de tom de protecção. Os 2 tons ,
um só para repetidor, outro para repetidor  para ligar o audio da net só se
aplicam aos sinais que entram pelo receptor do repetidor. A entrada pelo
echolink faz-se da forma habitual, mas só será possivel se o repetidor
estiver desocupado em modo de repetidor. Isto é: Tem que ter um circuito de
prioridade que determine quando é permitido a ligação ao echolink.

Um exemplo: Com tom de protecção de 74.4 Hz o emissor do repetidor entra em
funcionamento e retransmite o audio do RX. O sinal proveniente do tom de
74.4Hz através de um simples circuito com portas lógicas inibe o audio do
echolink e enquanto o receptor estiver a receber um tom de 74.4Hz, é
impossivel entrar pelo echolink, porque o audio está cortado.
Agora colocamos um tom de por exemplo 64 Hz, que vai ter duas funções. Uma é
ligar o audio do echolink e outra é colocar o emissor no ar.
Quando o repetidor estiver em repouso, o echolink estará ligado por defeito,
para poder ser activado via net.

Ainda a explicação de outra maneira.
O sistema funciona normalmente como está, mas se entrar no receptor um outro
tom diferente (pre-programado) do actual, O repetidor larga o echolink e
fica apenas em modo repetidor. Esta mudança deve ser ligeiramente
temporizada, digamos que uns 10 segundos, para evitar que na passagem dos
câmbios o sistema se altere.

73 de CT4RK