ARLA/CLUSTER: CQ WPX Contest 2011: Novo Regulamento.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 18 de Janeiro de 2011 - 18:23:13 WET


Foi divulgado o regulamento do CQ WPX SSB/CW 2011. Dois pontos foram modificados. O primeiro trata dos logs de papel que deverão ser enviados diretamente para o Diretor do WPX e não mais para a CQ Magazine. A segunda modificação no regulamento é mais importante. 

O Item XIII do regulamento foi modificado para incorporar o sistema de punição (Cartões Amarelos e Vermelhos) introduzido pelo CQWW em caso de violações do regulamento.

Abaixo, o Item XIII na íntegra:
XIII. Violações das regras: Violação dos regulamentos de radioamador ou as regras da competição; conduta anti-desportiva; dando atenção para excessivos QSOs não confirmados ou multiplicadores; utilização de quaisquer meios não-amadores de comunicação para SOLICITAR, ORGANIZAR ou CONFIRMAR quaisquer contatos durante ou após o concurso serão considerados motivos suficientes para desqualificação.

A um participante cujo registo for considerado pelo Comitê da Competição que contenha violação das regras pode ser emitido um cartão amarelo ou vermelho, dependendo da gravidade da infração. Se o registo está em uma categoria multi-operador, todos os operadores listados serão afetados.
Cartão AMARELO: Qualquer participante ou operador a quem for emitido um cartão amarelo não será elegível para prémio e será listado no final dos resultados publicados.
Cartão VERMELHO: Qualquer participante ou operador a quem for emitido um cartão vermelho, não será elegível para prémio, será listado no final dos resultados publicados e não será elegível para qualquer prémio em concurso CQ-patrocinado por um período de um ano, começando com a publicação da violação na revista CQ.

Além destas mudanças, o CQ WPX informou em seu site que “discutiu bastante” as regras para a Competição de Clubes, porém não foi possível chegar a uma decisão. A regra para Competição de Clubes continua a mesma para 2011:

XI. Competição de Clubes: Uma placa será entregue a cada ano para o clube que tiver a maior pontuação somada dos logs enviados pelos seus membros. Para ser listado nos resultados, um mínimo de três logs deve ser recebido de um clube.

(a) O clube tem de ser um grupo local e não uma organização nacional (por exemplo; ARRL ou DARC).

(b) A participação está limitada aos membros que residem ou que vão operar em uma zona geográfica definida como dentro de um raio de 275 km do centro da área do clube (exceção: DXpedições organizadas para a operação da competição e operada por seus membros).

(c) Inscritos como “operador-único” só podem contribuir para um clube. A pontuação “multi-operador” pode ser atribuída para múltiplos clubes, conforme indicado na inscrição. Por favor, soletre o nome completo do clube em sua inscrição.

Para os brasileiros, a grande novidade é o regulamento em português ( http://www.cqwpx.com/rules_pt.htm ), uma colaboração do Marcos, PY2WS.


Fonte: Luciano 'Luc' Moreira (PY8AZT) em DX Brasil.




Mais informações acerca da lista CLUSTER