ARLA/CLUSTER: Curso de Antenas WF por José Carlos, N4IS.

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Sábado, 15 de Janeiro de 2011 - 07:47:04 WET

Caros Colegas,

Graças à amabilidade do seu autor José Carlos, N4IS deixo-vos a
apresentação das suas novas antenas WF aqui na Lista ARLA/CLUSTER.

João Costa, CT1FBF
De: n4is
Data: 14 de janeiro de 2011 23:08
Assunto: Curso de Antenas WF por José Carlos, N4IS.
Para: João Costa > CT1FBF

Curso de antenas Waller Flag por José Carlos, N4IS.

O interessante é que eu já fiz muito frequência baixa, 160 e 80m, iniciei-me
nessas bandas com 15 anos em 1970. Quando eu percebi que a minha antena aqui
na Florida rendia muito bem em 160m, eu comecei a me interessar novamente. A
diferença ou na verdade a coincidência é que 160m também é uma banda de
"weak signals". Quando eu descobri isso, eu passei a usar a minha
experiência com EME, VHF/UHF e passei a implementar os mesmos conceitos em
160m.

O resultado foi surpreendente, já estou com #239 países e 39 zonas em 160m, de
outubro para cá já trabalhei 16 países novos, incluindo BU2, XU7 9M2, 5X0,
JD1/o e muitos outros.

A tradicional antena beverage de 300m de comprimento não tem o desempenho
das minhas WF, eu escuto muito mais aqui na cidade que estações bem montadas
em fazendas com 8 antenas beverage de 500m e as minhas duas WF são
rotativas, uma horizontal e outra vertical.

Outro aspecto super importante é que as WF horizontais não escutam QRM de
linha, ou seja "man made noise" como TV de plasma, etc. A WF horizontal é um
filtro de polarização onde só passa sinal horizontal e atenua em 40 db os
ruídos que se propagam na vertical (todos). Veja como isso é importante para
uma estação pequena em uma área urbana.

Lendo e escutando as gravações aqui, você vai ficar impressionado>> Uma nova
cura para o ruído de linha> http://riodxgroup.dxwatch.com/node/301

Eu chamei as antenas de Waller Flag, em homenagem ao NX4D - Doug
Waller que teve a ideia
de fazer dois loops rotativos, essa historia toda pode ser acompanhada na
minha apresentação em português no site: http://www.araucariadx.com

Veja os vídeos no link rápido "Curso de antenas Waller Flag" :
http://www.araucariadx.com/site/noticias/curso_antenas.htm ou no anexo
a este e-mail.

No ultimo outubro eu terminei um projeto de anos de estudo, um
pré-amplificador para 160m com 0,7 db HF e ganho de 40db em um único
estagio (ver anexos). Esse pré ainda está em desenvolvimento, mas já
tem dois em uso. O
primeiro que fiz foi em 5 de outubro e ainda está funcionando muito bem,
mesmo com seguidos abusos e sem nenhuma proteção de sequenciamento de RX/TX.

Há também muito trabalho desenvolvido pelo Dr Dallas, para MW e também para
160m  mas ele sempre prefere que se veja no site dele, veja aqui as
novidades para antenas de RX com 50 db de frente costa a QDFA Quaid Delta
Flag Array:

http://www.kongsfjord.no/dl/dl.htm

http://www.kongsfjord.no/dl/Antennas/Flag%20Theory%20II.pdf

http://www.kongsfjord.no/dl/Antennas/Phased%20Delta%20Flag%20Arrays%20rev%20
10.pdf

Bom final de semana, aqui já tem coisa para ler por um mês inteiro.

Tenho andado ocupado, mas estou me divertindo muito.

Abraços

José Carlos
N4IS