ARLA/CLUSTER: Curso de Antenas WF por José Carlos, N4IS.

Quinta-Feira, 20 de Janeiro de 2011 - 18:37:42 WET

Caros colegas,

Chamo mais uma vez a vossa especial atenção para o excelente curso de antenas que nosso colega José Carlos, N4IS disponibilizou nesta lista.

O Curso de antenas Waller Flag está disponível desde o sitio da Internet do Araucária Dx Group.

Apresentação completa em Power Point do Curso Antenas Waller Flag http://www.araucariadx.com/site/noticias/WF_COMPLETE_PRESENTATION_2010.pdf

Vídeo Curso Antenas Waller Flag - Parte 1
http://www.araucariadx.com/site/videos/2010-09-02_20.08_Waller_Flag_N4IS.wmv

Vídeo Curso Antenas Waller Flag - Parte 2
http://www.araucariadx.com/site/videos/2010-09-03_20.08_Waller_Flag_N4IS_Part_2.wmv

Vídeo Curso Antenas Waller Flag - Parte 3
http://www.araucariadx.com/site/videos/2010-09-16_20.08_Waller_Flag_N4IS_Part_3.wmv

Este curso, especialmente destinado às antenas de recepção nas bandas de Ondas Médias, 160m, 80m, 40m e 30m, abrange no entanto importantes conceitos base que são aplicados a quaisquer antenas, estando divididos em três grandes áreas, devidamente abordadas nos vídeos;

Conceitos básicos para recepção de sinais fracos
–Diretividade & ganho para antenas de RX
–Medindo diretividade RDF
–Ruído Local em região Urbana

Novas antenas de recepção RX
–Evolução histórica
–Antenas fixas EWE FLAG DHDL
–Antenas giratótias HWF VWF
–Sistemas de alto desempenho Dual DHDL

Eliminando ruídos de linha com uma antena de RX
–Interação com antenas de TX
–Ruído de modo comum
–Chave TX/RX e vazamento de sinais
–Filtro de polarização HWF
–Linha de alimentação com par trançado
–Construção e resultados da HWF de um só quadro
–Construção de HWF com dois quadros.

Conjuntamente com esta apresentação foram também disponibilizados (ver mensagem Enviada: sábado, 15 de Janeiro de 2011 às 7:47) os esquemas de um pré-amplificador para 160m com 0,7 db (figura de ruído) e ganho de +40db num único estagio.

João Costa, CT1FBF