FW: ARLA/CLUSTER: PLC na revista Proteste

Jorge Santos ct1jib gmail.com
Quinta-Feira, 6 de Janeiro de 2011 - 15:42:06 WET

7 anos me distanciam de um problema que tive na empresa onde trabalhava,
passo a contar.

Outubro de 2003, instalação de um software sistema integrado para solução de
uma oficina multimarcas, solução utilizada, uma aplicação nacional baseada
em SQL da Microsoft.

Instalação da rede estruturada com cabo STP (Shield Twisted Pair) efectuada
por uma firma do mercado com certificação da mesma e testes de qualidade da
cablagem empregue em totais e por pontos de acesso.

Arranque do sistema como todos podem prever, falhas esquecimentos erros
humanos (e não só), após 5 meses do sistema a funcionar, primeiros problemas
graves na estrutura de dados, relembro que era um servidor SQL cujos os
registos são feitos por transmissão e reconhecimento de um único pacote a
que se chama “blob”. Foram feitos diversos testes sobre a performance da
rede, desempenho dos drivers controladores das placas de rede e tudo o que
pudesse ser a causa dos problemas.

Após algum tempo (e bastantes reclamações da Empresa a quem prestávamos o
serviço) optei por uma solução de teste, agarrei numa caixa de cabo UTP e
liguei 2 equipamentos directos ao bastidor principal (onde estava o patch
panel, switch e afins), os restantes postos pararam por 2 dias e….

deixei de ter maus registos, então o problema estava no cabo!!!. Mas como
saber a razão?! Estavam instalados perto de 2 Kms de cabo com diversas
caixas de comunicação, eram todos? seriam só os destes postos? mudei os
cabos e os postos que estavam desligados foram ligados com estes cabos que
passavam por portas pelo chão e outros locais que até um cabo não refere por
ter vergonha, e por milagre continuou a não haver erros de dados. Pensando
ser um problema Micro$oft, voltou-se à primeira forma, tudo ligado como de
origem e “pimba” ao fim de 2 dias inconsistência de dados, executando um
select a uma qualquer tabela às vezes era possível ver lixo ($676ary72U7) na
estrutura de dados. Tomei uma opção drástica, ignorar a instalação feita e
mandar executar uma nova instalação, perfeitamente separada de tudo o que
fossem condutores, fossem eles de telefone, de trincos, ou eléctricos. Por
sinal foi a mesma Empresa a refazer a nova estrutura, mas com passagem de
cabos por outros locais, e até 2009 (altura em que deixei de ter contacto
com o cliente por ter saído da Empresa fornecedora do serviço) nunca mais
surgiram problemas no servidor de dados.

Agora os colegas colocarão a questão: e o que tem isto a ver com o BPL ou
PLC???

Simples, o PLC nasceu para “desenrascar” os utilizadores domésticos.

Um sistema de dados transmitido por via de uma rede eléctrica sofre da parte
desta influências sob a forma de picos eléctricos, ruídos introduzidos por
outros componentes, RF (sim a RF está presente nas redes eléctricas) e
consequentes atrasos pela correcção desses mesmo erros, terá, como é de
supor filtros, mas esses filtros precisam de um tempo de acção (falamos de
nano segundos) para a correcção, no seu conjunto acabam por ser muitos erros
e muito ruído para ser corrigido, mas como é para ligar a impressora da sala
para o filho que está no quarto poder imprimir digamos que é um pequeno
custo para o benefício de não ter que passar “fios pela casa toda”. Será
talvez impossível irradicar ou banir o PLC das nossas (rádio amadores)
vidas, isto porque lobbies mas altos se levantam, e após aprovação mundial e
comunitária é de todo impossível qualquer país criar uma proibição para tal,
no entanto existem “clones” perigosos que até apresentam o símbolo CE que
contrariamente ao que possam pensar quer dizer CHINA EXPORT e não CONFORMITÉ
EUROPÉENE como foi estipulado em 1993.

Portanto, enquanto os estados membros não resolverem mudar o “emblema” ou
exigirem que os “clones” ChEx cumpram exactamente as mesmas regras de
mercado iremos ter emails destes até ao fim dos nossos dias.

Isto não invalida o que tem sido dito e pedido nesta lista, em caso de
interferências identifiquem a origem (o melhor possível) façam uma análise
de ocupação de faixas e de sinais e informem quem de direito, a ANACOM.

Saudações a todos e votos de um bom 2011

--

73's

***********************************
*CT1JIB* / Jorge Santos