ARLA/CLUSTER: PLC na revista Proteste

Jorge Capelo ct2jvh gmail.com
Terça-Feira, 4 de Janeiro de 2011 - 16:54:29 WET

Caros colegas

Relativamente a este particular PLC/PROTESTE, contribui enviando o seguinte
correio electrónico para a referida revista. 73 a todos os colegas, com
votos de bom Ano Novo .

JC.

'Caros senhores
DECO, Revista Proteste

Na qualidade de cidadão e de radioamador em particular, venho apresentar o
meu protesto relativo ao um artigo constante do ultimo número da vossa
revista Proteste acerca dos sistemas BPL/PLC. Trata-se de sistema que
transmite dados através da rede eléctrica doméstica (TV, internet,
comunicações LAN). Tal sistema transforma a rede electrica do imóvel onde se
localiza num emissor de radiofrequência que interfere com os serviços
regulamentados de comunicações rádio: comunicações de amador, aviação,
bombeiros, banda do cidadão, radiodifusão em onda curta e onda média. Esta
interferência atinge frequentemente várias centenas de metros.Tendo sido
abolido em muitos países, existem também suspeitas de efeitos nefastos na
saúde por exposição persistente á radiação  dos locatários do prédio. Apesar
dos protestos junto da ANACOM de muitas associações de radioamadores,
dificuladades de ordem jurídica e discrepâncias entre o anunciado nos
aparelhos relativamente a interferências e a sua real capacidade de
interferir nas comunicações-rádio têm tornado difícil a erradicação de
aparelhos PLC/BPL como os preconizados na revista Proteste.

Na medida em que os radioamadores fazem um uso de um espaço comum - o
espectro radioelectrico - de forma regulamentada legalmente (pelo
ICP/ANACOM), pagando taxas por esse uso regrado, sentem-se lesados pelo uso
indiscriminado e abusivo desse mesmo espectro decorrente da instalação de
modems PLC. O mesmo acontece com os ouvintes de onda curta e mesmo de onda
média, que tal como os anteriores, apesar de pagarem as taxas devidas,
vêm-se na circunstância de escutar nos seus receptores apenas um ruído
contínuo análogo a uma campaínha de porta resultante dos aparelhos de PLC e
nada mais. Mais, a recente história de protestos cívicos contra a eventual
radiação com origem em linhas de alta-tensão colheria razão análoga na
exposição involuntária à radiação pelas instalações caseiras em que se
introduziu radio-frequência PLC - de forma ilegal, na nossa opinião.

Deste modo, no espírito da verdadeira cidadania e defesa do consumidor,
julgo a Proteste estar mal informada da verdadeira natureza destes
aparelhos, pelo que sugiro que se informe e publique um correcção aos factos
ora apresentados. Quaisquer esclarecimentos adicionais acerca deste abuso da
liberdade e do bem comum com origem nesses aparelhos pode ser obtido junto
de associações de radioamadores. Nesta página encontrarão ligações para
várias delas: http://www.radioamadores.net/link_assoc.htm

PS. Relembro o papel cívico do serviço de radioamadores no estabelecimento
de comunicações de emergência em caso de catástrofes e que se acha por
razões comerciais, neste momento, como alvo de 'terrorismo radioelectrico'
por parte do uso desregrado de aparelhos PLC.

Com os melhores cumprimentos.

Jorge Capelo

Radioamador, operador da estação com o indicativo oficial CT2JVH, em Lisboa'