ARLA/CLUSTER: Os filhos naturais e os filhos bastardos.

Diogo Condeço diogocondeco gmail.com
Terça-Feira, 8 de Fevereiro de 2011 - 14:25:08 WET

Boas,

Pode ser que com a dita "crise" as associações deixem de conseguir suportar
os custos de internet associados a este serviço, e estas interferências
desapareçam.

Até aqui a preocupação eram as interferências dos outros serviços. Agora até
"nós" interferimos com os nossos próprios serviços.

A ideia do colega Mourato peca por alguns "problemas" graves:

   - Custo elevadíssimo dos relés (???).
   - Elevadíssimos conhecimentos técnicos para a implementar (???).

Sinceramente o que mais me custa ver, não é as interferências em si. Nem o
facto de as associações disponibilizarem os serviços nestas condições. Mas
sim a falta de abertura para limitar estas situações, e o desrespeito pelos
outros ao permitir que isto se prolongue.

Duvido seriamente que os responsáveis por este serviço nas várias
associações não tenham capacidade para corrigir este problema, e ainda mais
que não hajam interessados em corrigir estas anomalias (incluindo a minha
pessoa) que se predisponham a ajudar e minimizar estes efeitos.
Aliás o colega Mourato, já deu uma solução mais que viável. Com dois tones
seria muito fácil estabelecer prioridades e controlar este serviço, sem
prejuízo do mesmo. Isso, alguma boa vontade e respeito de todos.

Acho lamentável as associações disponibilizem um serviço recente como este e
depois mantenham um pensamento retrógado ao não ouvirem as opiniões dos
outros e que os prejudiquem indiscriminadamente.

Cada vez fico mais (ou neste caso menos) surpreendido com este tipo de
situações completamente evitáveis. Á semelhança da situação, em que
frequências pouco ortodoxas são concedidas pela Anacom, não seria prudente
serem as associações a evitar este tipo de situações? Haveria necessidade de
limitar um hobbie já enfraquecido por factores alheios a este?

Fazendo uma analogia com os amplificadores, em que um dos factores de mérito
mais importantes é a eficiência, qual o rácio entre o ganho e a perda destas
situações?

73's Diogo
CT2IRW