ARLA/CLUSTER: Os filhos naturais e os filhos bastardos.

Antonio Matias ct1ffu gmail.com
Terça-Feira, 8 de Fevereiro de 2011 - 13:32:35 WET

Colegas Carlos Fonseca.

Chamemos-lhe então: Taxas Moderadoras.
Estas coisas agradam muito ao Governo.

he he.

Quanto à actividade decadente em VHF/UHF, é um facto.
Estão em desuso, já lá vai o tempo das rodas em 2m, noite adentro e onde
as frequências eram disputadas a ferro e fogo.
Agora vai-se pro skype que é mais fácil e privado.
Valha-nos que se vai fazendo uns concursos e sempre aparece muita
malta. Situação sazonal pois claro, mas é melhor que nada.
A nível de  DX, EME, SAT ou weak-signal é completamente impossível de alguém
poder trabalhar de modo sério, pois esta proliferação de estações que operam
sozinhas provoca um QRM generalizado.
Se fossem estações operadas por pessoas, ainda se podia chegar a um
consenso, mas como são maquinas, não ligam nenhuma ao
pedidos de clemência e direito ao silencio num palmo de espectro.
Temos o país atafulhado de emissores a operar sozinhos, a meter RF no éter
apenas para satisfazer égos.

A solução, por enquanto ainda há:
Quem quer fazer coisas destas, DX EME weak-signal tem de subir nas bandas.
Por enquanto ainda temos muitos e largos segmentos em SHF e estes, por
enquanto ainda andam limpos.

73
Matias