ARLA/CLUSTER: echolink CQ0VEC

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Terça-Feira, 8 de Fevereiro de 2011 - 13:00:06 WET

Caros colegas

Parece que a selva dos echolinks está para durar e continua a florescer. Não
entendo que moda é esta de quererem arranjar freguesia para repetidores que
normalmente estão ás moscas. Até acho sistema  interessante, técnicamente
bem feito, e com alguma utilidade.
No entanto e devido aos abusos cometidos,a "causa" corre o perigo de começar
a chatear a sério. Senão vejamos:
À uns tempos atrás, existia (desconheço se ainda existe) um echolink a
funcionar na frequência do repetidor de UHF da Arrábida, que se identificava
com o indicativo CT2FXW, que não pertence a associação alguma, ligado à sala
LUSO_USA.
Hoje mesmo, estava eu em QSO com um colega em Móvel pelo Alentejo, através
do repetidor de S. Mamede, quando sou surpreendido por um sinal fundo de
escala, em 145.6625, com um echolink ligado à mesma sala. Este repetidor
echolink, a utilizar a faixa de 2m, com o indicativo CQ0VEC,  transmitido em
CW cortou completamente a comunicação que eu estava a ter com o colega
CT2FXU, cilindrando por completo um QSO que se estava a processar. Tal
situação é inadmissivel, caricata, abusiva e despropositada. Um QSO entre um
colega de Estarreja, CT1FS e um outro algures nos EUA, cortaram-me o QSO
como se eu fosse secundário. Como se os echolinks tivessem prioridade
absoluta sobre tudo.  Repetidores sem um dispositivo que permita interromper
a ligação à internet são um absurdo, são situações abusivas, prepotentes.
Talvez situações como esta, ajudem a entender a proposta da ARLA sobre a
obrigatoriedade destes repetidores terem um control de acesso à net por
parte dos utilizadores,  sendo sempre secundário o acesso a salas.. Na
altura criticaram a nossa proposta, mas estou a ver que os factos trazem a
razão.

É completamente inadmissivel, que exista de novo uma corrida a tais
sistemas, antes de sair a legislação adequada. Dá a sensação de que querem
apresentar factos consumados e como tal "conquistar frequências". Estou
fartissimo de escutar salas de LUSO-EUA em tudo o que é repetidor de UHF, e
só faltava agora, uma porcaria dessas em VHF a acabar com um QSO que eu
estava a ter legalmente com um colega em móvel, através do repetidor de S.
Mamede.
Haja bom senso, e deixemo-nos de voltar de novo a fomentar a selvejaria dos
echolinks.
Porque motivo tive que terminar um QSO no Alentejo, para dar lugar a uma
conversa entre o CT1FS e um emigrante nos EUA?...
Para terminar informo que ja participei à ANACOM este facto, exigindo que
sejam tomadas medidas para que a situação não se repita nem se propague a
outras frequências.

73 de CT4RK   (farto de LUSO_EUA e afins)

--
*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*