ARLA/CLUSTER: Eu tambem acho que se devia fazer um exame pratico

Pedro Ribeiro cr7abp gmail.com
Segunda-Feira, 26 de Dezembro de 2011 - 15:54:48 WET

Este assunto já teve alguma discussão no passado e creio que se
convergiu para a opinião de que seria uma boa solução sob o ponto de
vista de avaliação, embora considere que seria mais importante nas
categorias superiores (1,2) que na 3 em que se exigiria experiência a
quem a não tem à altura ...
Uma vertente prática efectiva (mãos nas coisas) percebo que assuste o
examinador actual que só o que faz é processar administrativamente o
exame, abrir a porta da sala de exame e aguardar que o tempo termine ou
o examinando dê a prova por concluída ...
Tinha de lá ter alguém que soubesse do assunto para colocar as questões
e as avaliar, tinha de ter equipamento, haveria algum favorecimento de
quem conhecesse os equipamentos (marca/modelo), etc.

No entanto, acho que se pode, sem custos adicionais ir nesse sentido sem
se ter de tocar em equipamentos.

Há muitas questões práticas que se podem colocar num exame destes e, de
todos os a que tenho tido acesso, só tenho visto perguntas de cariz
teórico não concretizadas.
Porque não perguntar para que servem os tons (de protecção), o que é a
operação em "split mode", qual o comprimento típico de um dipolo para a
frequencia X, como usar um medidor de SWR, qual a função do botão de
"squelch", etc. etc.
Vejo destas questões nos exames internacionais mas nos nossos nada ...

Dai a minha sugestão, haja quem tenha poder de os convencer disso (eu
não que não sou nada neste contexto, ou próximo) e se enriqueça a base
de dados de questões de exame.

73!