Re: ARLA/CLUSTER: Notícias da AMRAD: Adormecido no espaço durante 40 anos

AV radiophilo gmail.com
Quinta-Feira, 22 de Dezembro de 2011 - 19:51:46 WET

sr. Caldeira,

Obrigado pelo seu comentário, tão pertinente como oportuno.
A mim também me aconteceu ler e reler a notícia para ficar mais ou menos na
mesma:

Sobre o satélite, o artigo diz que esteve "adormecido no espaço durante 40
anos", para logo a seguir dizer que teve uma vida operacional de 2 anos e
que "foi contactado regularmente durante cerca de 25 anos". Apesar disso,
os tais outros ingleses "conseguiram manter este satélite em funcionamento
depois de 40 anos a viajar no espaço em órbita terrestre", mas o artigo
conclui que "O grupo de cientistas que em 1971 desenvolveram o satélite
X-3, colocaram em 2011 o satélite Prospero a funcionar depois de ter estado
40 anos adormecido no espaço". Ao invés do Posat, claro!

Uma vez que o artigo pouco esclarece, fiz uma breve pesquisa sobre o
assunto e aprendi o seguinte:

1. O Prospero teve uma vida operacional de 2 anos.
2. Foi contactado uma vez por ano durante 24 anos (até 1996).
3. Em Setembro deste ano (2011) houve uma iniciativa (ainda em curso) para
tentar retomar o contacto com o satélite.
4. Devido à antiguidade do satélite e possivelmente ao longo tempo desde o
fim da sua vida operacional, não se encontrou durante algum tempo
documentação técnica necessária à operação do satélite, julgando-se esta
ter sido perdida.
5. A equipa de universitários que está a tentar reactivar o satélite
contactou alguns colaboradores do projecto original no sentido de obter os
códigos de comando do satélite, sem sucesso.
6. Finalmente encontraram os códigos escritos num papel numa biblioteca.
7. Infelizmente, apesar de várias tentativas feitas até agora (Dezembro de
2011), esta equipa não obteve sucesso em contactar o satélite.

Referências:
http://en.wikipedia.org/wiki/Prospero_(satellite)
http://www.bbc.co.uk/news/science-environment-14783135
http://blogs.ucl.ac.uk/prospero-satellite/

Perguntará o sr. Caldeira com inteira propriedade "mas o que é que o Posat
tem a ver com isto tudo?". Pois também não lhe sei dizer, mas diria que
quem atribua o minimo de crédito á notícia, ainda que indevido, ficará com
a ideia que o Posat não saiu muito bem visto.

Quem, como eu, acompanha de forma distante estes temas dos satélites, sabe
ou pelo menos ouviu dizer que isto de recuperar satélites já desactivados
não é novidade nenhuma e que não é descabido esperar que tanto o Prospero
como outros satélites venham a ser reactivados com sucesso.
A novidade está mesmo no facto de alguém se dar ao trabalho de "alongar
semanticamente" meia dúzia de factos mal digeridos e fabricar uma notícia
que aparenta ser tendenciosa, enganosa ou até mesmo falsa, misturando o
Posat em tom menor. Com que intriga? Não me atrevo a especular em público.

Mas diz o sr. Caldeira e muito bem, que o reuso dos satélites é uma coisa
boa e que não nos deve passar ao lado. Não podia concordar mais. Olhemos
então para o exemplo do Posat. Julga-se que terá uma vida orbital ainda de
umas boas dezenas de anos. Se é verdade o que se diz de se poderem ter
curto-circuitado as suas baterias, então há esperança que, à semelhança do
que já aconteceu a outros satélites
<http://www.amsat.org/amsat-new/satellites/satInfo.php?satID=9>o Posat
volte à vida. Se isso acontecer, o facto de o satélite poder operar nas
bandas de amador torna-o muitíssimo mais interessante para nós do que o
Prospero. Não é expectável que a informação técnica necessária para operar
o satelite se perca numa biblioteca qualquer. Há até uma organização em
Portugal que tem responsabilidades e, ao que consta, capacidade técnica
para procurar aceder e processar a informação para esclarecer a comunidade
sobre estes assuntos.
Receio bem, no entanto, que já todos tenhamos percebido de que lado eles
estão e o que é que vão dizer quando abrirem a boca sobre o Posat. É pena,
pois continua a ser o único satélite português.

Agradeço e retribuo os votos de um Feliz Natal, a si e à sua família.
Aproveito para alargar estes votos a todos os subscritores da lista
ARLA/CLUSTER, em particular aqueles que lhe atribuem grande significado: os
cristãos e os ateus.

73,
António Vilela
CT1JHQ