ARLA/CLUSTER: Legalidade do WSPR

paulo protasio paulo_protasio8 hotmail.com
Quarta-Feira, 21 de Dezembro de 2011 - 18:21:34 WET


Boa noite Pedro o nosso colega CT1JTQ Ex colega de Itália , tem um programa que é o Faros Beacon monitor ele fás a escuta automática de becon´s  Atenção não sei se  trata do mesmo tipo de tecnologia, ele aqui faz a escuta automática e guarda a informação de todos os beacon´s que chegaram a Sagres assim como também os  reporta , assim temos uma noção sobre a propagação  por ex em Janeiro do ano que passou sabemos que beacon´s chegaram a Sagres e quem que bandas foi e se foi em Long Pass  ou short Pass. ect ect 
http://www.iz1err.net/iz1fgu/prop/
Aqui fica o link 



Comprimentos 73P.Alex CT5KAOVila do Bispo Bom Natal e Bom Prospero Ano Novo 


From: radiofarol  gmail.com
Date: Wed, 21 Dec 2011 18:00:35 +0000
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Legalidade do WSPR
To: cluster  radio-amador.net

Colega Pedro boa tarde
O que o colega está a fazer é o que está certo. O colega está a utilizar o radioamadorismo para a investigação, instrução e estudo de propagação, como tal é perfeitamente legal e no meu ponto de vista até recomendável. A ANACOM estimula exactamente o uso de novas técnicas de estudo, com a finalidade de dar mais algum sentido ao nosso hobby. Desta forma fique tranquilo que não esta a pisar o risco. Toda a forma, se quiser avisar a ANACOM, pode fazê-lo por e-mail para  servico.amador  anacom.pt. Isto apenas porque o nosso regulamento é um tanto omisso em relação a novas técnicas, o que é aceitável, pois todos sabemos que o desenvolvimento das comunicações é mais rápido do que os legisladores.


73 de CT4RK

Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal

 WarningSave the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. 


Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line" causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.


----------------------------------------------------------- 





No dia 21 de Dezembro de 2011 17:46, Pedro Correia <pedrocorreia1111  hotmail.com> escreveu:






Boa tarde,

Sou um utilizador esporádico do modo WSPR, ocorreu-me no entanto as seguintes dúvidas:

Sendo este um modo de "beacon" é legal utiliza-lo sem qualquer licenciamento?
A maior parte do tempo que estou a operar em WSPR não estou ao pé do equipamento apesar de normalmente ter acesso remoto à estação, para mudar a banda e ver se está tudo OK.



Sei que não há muitos adeptos deste modo em Portugal, mas a minha dúvida é mais jurídica que outra coisa. Será que alguém sabe se este modo se enquadra na actual legislação. A minha questão surgiu de um "post" que vi num forum acerca do assunto, que argumentava que este modo aos olhos das legislações de diversos países não deveria de ser praticado.


Para quem não sabe WSPR é o acrónimo de Weeak Signal Propagation Report e é no fundo uma ferramenta de monitorização de propagação, não um modo de comunicação bilateral via rádio. 
Podem dar uma vista de olhos em http://wsprnet.org/, eu uso normalmente ou por simples diversão, de manhã vou dar uma vista de olhos na base de dados para ver onde o meu sinal chegou, ou então para experimentar uma nova antena.


Será que alguém já se debruçou sobre este assunto?

73

Pedro CT7AEZ 
 		 	   		  

_______________________________________________

CLUSTER mailing list

CLUSTER  radio-amador.net

http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster





_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster 		 	   		  
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20111221/040ae06b/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER