ARLA/CLUSTER: Antena Vertical HF multibanda

Arsénio . arseniobalola hotmail.com
Quinta-Feira, 15 de Dezembro de 2011 - 21:09:13 WET

Olá Renato,

como pode verificar pelo meu indicativo já sou radioamador há uns anos e considero ter uma boa colecção de livros sobre o tema em geral e mais especificamente sobre antenas, assunto que gosto muito. Agradeço a sua explicação ás minhas interrogações, alias excelente, mas estava a ser sarcástico. Espero que não leve a mal.

Voltando ao tema, estou a acabar uma versão da PAC-12, assim que estiver terminada irei por algumas fotos no meu blog (ct1ewh.blogspot.com).

73
Arsénio
CT1EWH

Date: Thu, 15 Dec 2011 20:54:18 +0000
From: ct7abr  gmail.com
To: cluster  radio-amador.net
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Antena Vertical HF multibanda

    Olá colega Arsénio.

    O facto de se esticar os braços de um dipolo não é uma insistência,
    é uma necessidade!

    Uma antena em V invertido, por exemplo, é só uma mera adaptação de
    um dipolo às condições disponiveis da montagem.

    O dipolo trabalha com uma distribuição de corrente sobre um suporte
    linear (entenda-se mesmo: em linha recta) para gerar um campo
    electrómagnético. Esse suporte linear é o fio do dipolo. A partir do
    momento em que se fazem dobras, deixa de ser dipolo como é descrito
    teóricamente e passa a ser outra coisa qualquer a imitar um dipolo!
    E atenção que eu estou a falar de um dipolo linear simples, não de
    um dipolo dobrado, que é mais ou menos diferente.

    Quanto à segunda questão, é facil perceber segundo a explicação
    acima posta, que o fio enrolado numa bobine não distribui a corrente
    sob uma linha, mas sim sob uma espiral. Ora para isso existem as
    antenas de espira, que é outra coisa.

    73, Renato