ARLA/CLUSTER: Antena Vertical HF multibanda

Renato Encarnação ct7abr gmail.com
Quinta-Feira, 15 de Dezembro de 2011 - 20:54:18 WET

Olá colega Arsénio.

O facto de se esticar os braços de um dipolo não é uma insistência, é
uma necessidade!
Uma antena em V invertido, por exemplo, é só uma mera adaptação de um
dipolo às condições disponiveis da montagem.
O dipolo trabalha com uma distribuição de corrente sobre um suporte
linear (entenda-se mesmo: em linha recta) para gerar um campo
electrómagnético. Esse suporte linear é o fio do dipolo. A partir do
momento em que se fazem dobras, deixa de ser dipolo como é descrito
teóricamente e passa a ser outra coisa qualquer a imitar um dipolo! E
atenção que eu estou a falar de um dipolo linear simples, não de um
dipolo dobrado, que é mais ou menos diferente.

Quanto à segunda questão, é facil perceber segundo a explicação acima
posta, que o fio enrolado numa bobine não distribui a corrente sob uma
linha, mas sim sob uma espiral. Ora para isso existem as antenas de
espira, que é outra coisa.

73, Renato