ARLA/CLUSTER: Antena Vertical HF multibanda

Arsénio . arseniobalola hotmail.com
Quarta-Feira, 14 de Dezembro de 2011 - 09:39:58 WET

Bom dia Carlos, obrigado pela rectificação, no entanto referia-me ao mesmo condutor dobrado sobre si mesmo, uma vez que o colega pretende um comprimento de +- 10 metros de fio e não 5 metros.
No entanto há 2 questões que sempre me intrigaram, a 1ª é porque é que os colegas radioamadores insistem em esticar os fios das antenas e a 2ª é porque não existem dipolos ou outras antenas filares enroladas em lindas bobines com fitinhas cor de rosa a enfeitar, haviam de ficar lindas nos cimos dos postes e torres, desculpa lá esta parvoice deve ser da hora da mensagem.

73
Arsénio
CT1EWH

From: radiofarol  gmail.com
Date: Wed, 14 Dec 2011 00:30:10 +0000
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Antena Vertical HF multibanda
To: cluster  radio-amador.net

Atenção que um fio a subir e outro a descer, não anula a radiação. Isso é falso. O que acontece é que não se podem somar os comprimentos, visto que que ficam os dois com a mesma fase. Só se anulava a radiação se na base se ligasse um ao vivo e outro à massa. Neste caso teriamos simplesmente uma linha de transmissão paralela. toda a forma se essa linha de transmissão tivesse 1/4 de onda e fosse shuntada no topo,  acabava por radiar... Basta ver um dipolo dobrado, ou a versão linha paralela de quarto de onda, muito usada nas verticais dos bombeiros.

73 de CT4RKBest 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal

 WarningSave the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line.

Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line" causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.