ARLA/CLUSTER: Antena Vertical HF multibanda

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quarta-Feira, 14 de Dezembro de 2011 - 00:30:10 WET

Atenção que um fio a subir e outro a descer, não anula a radiação. Isso é
falso. O que acontece é que não se podem somar os comprimentos, visto que
que ficam os dois com a mesma fase. Só se anulava a radiação se na base se
ligasse um ao vivo e outro à massa. Neste caso teriamos simplesmente uma
linha de transmissão paralela. toda a forma se essa linha de transmissão
tivesse 1/4 de onda e fosse shuntada no topo,  acabava por radiar... Basta
ver um dipolo dobrado, ou a versão linha paralela de quarto de onda, muito
usada nas verticais dos bombeiros.

73 de CT4RK

*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*