Res: RE: ARLA/CLUSTER: Antena Vertical HF multibanda

Sergio Oliveira covairia gmail.com
Quarta-Feira, 14 de Dezembro de 2011 - 15:48:59 WET

Boas colegas!

Eu tenho uma antena que é quase tudo uma bobina. Tem diversos contactos para
diversas bandas. Faz tudo quase, desde 80m a 70cm...

Faz, quer dizer. Desenrasca.

De salientar o fraco rendimento na emissão e a excelente captação de
interferências que estejam próximas.

Vantagens: é móvel, cabe na varanda, na bicicleta, em todo o lado.

Diz na embalagem que aguenta com 120W (algumas dizem aguentar 200W, depende
da marca ou modelo). Sabemos que convém dividir isso em metade e evitar sair
com muita potência com estacionárias para não derreter o esmalte.

Tem cerca de metro e meio, pouco mais.

Há dois modelos: uma afina-se para a banda pretendida, e outro um pouco mais
caro afina em quase todas as bandas na mesma medida (diz no papel).

O rendimento, creio que 100W naquilo deve equivaler a 5W de um dipolo nos
80m. Tem conectores para fazer by-pass da bobina para a banda desejada.

Em VHF e UHF funciona com o principio dos 5/8 se nao estou enganado.

A "melhor" tem como valor base antes de custos de transporte cerca de Eur 50
00 e a outra cerca de Eur 35,00 lá fora na locuradigital, mas há mais lojas
a venderem isso, inclusive no Algarve.

73 de Sergio Oliveira CT2IFT shack in IM59QP Fatima