RE: ARLA/CLUSTER: Atenção ao que o DL53/2009 diz sobre a Categoria 2!

Segunda-Feira, 5 de Dezembro de 2011 - 11:09:35 WET

Caro Luis Braz, CT1GUJ.

Se me permites uma correcção, a nova legislação nunca esteve em consulta publica, quando muito o que esteve em consulta e pelas associações, foram os procedimentos previstos, nunca a nova legislação.

Como recorrentemente acontece, é muitíssimo difícil  alterar ou rever uma lei em Portugal, particularmente em sectores não económicos, porque nesses, ao que me parece é muito fácil acrescentar os suprimir, até vírgulas. Quer isto dizer, que faz tempo, que foram apresentadas à ANACOM diversas alterações, mas até ao momento o “legislador” ainda não deve ter tido agenda e disposição para se debruçar sobre a questão, refiro-me entre outros assuntos, ao tempo mínimo de permanência na categoria 3. Portanto, por aqui e infelizmente bem podemos aguardar sentados.

Mas existe um outro caminho, curto é verdade, mas que está ao alcance de todos nós, desde que nos interessemos por contribuir periodicamente.

Neste caso falo das consultas publicas ao Quadro Nacional de Atribuição de Frequências - QNAF e de um documento anexo, que nos devia interessar e ter uma maior participação por TODOS os radioamadores nacionais. Falo do Anexo 6, pois è por aqui que mais ou menos rapidamente podemos tentar alterar algo que nos parece menos justo, particularmente para todos os radioamadores que já possam, pelo seu mérito e paciência, poderem usufruir de emissão em estação própria.

Quer isto dizer, que espero muito sinceramente que na próxima consulta publica promovida pela ANACOM para a revisão do QNAF, possamos ver um elevado contributo de sugestões, particularmente, dos colegas que ascenderam recentemente à categoria 2.

João Costa (CT1FBF)

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de TUXA
Enviada: sexta-feira, 2 de Dezembro de 2011 23:33
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Atenção ao que o DL53/2009 diz sobre a Categoria 2!

Boa noite aos colegas

A nova legislação esteve em consulta pública e foram dados contributos preciosos, aliás, com base nisso os 10 m foram abertos aos CT5.A Classe 3 não é equiparada a CT5, assim sendo, pela mesma linha de raciocínio, a Classe 2 fica uns pontos abaixo da Classe B. Não tendo havido propostas de alteração, significa parecer de concordância com o legislador, pelo que não me parece que lhe assista o direito de apelar às tropas para introduzir alterações à legislação, que possam dar jeito. Bom, neste momento já nem precisa de saber morse para chegar ao topo (com muita pena minha), e no entanto não me vê aqui a fazer manifestos a apelar ao regresso do morse. Parece-me que, o caminho que tem que seguir, é pegar nos livros e avançar para a Classe seguinte. Foi assim comigo e com grande parte dos colegas que por cá andam. Se tiver dificuldade, peça ajuda, aparece sempre uma mão amiga e perto de nós.

73, CT1GUJ
Luís Braz