  **************************************

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de AV
Enviada: quarta-feira, 24 de Agosto de 2011 18:36
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Antena Discone p/ transmissão

Num certo sentido compreende-se.

A discone é uma antena que emite e recebe igualmente bem (ou igualmente mal) em todas as frequências da sua gama. A sua impedância é sempre 50 Ohm quer seja nos 50 ou nos 430 MHz.

Aquilo que a torna melhor para recepção do que para emissão tem mais a ver com as faixas a utilizar do que a antena em si. Na medida em que ela pode igualmente ser utilizada para faixas de amador, banda aérea, banda marítima ou outras bandas comerciais, quando nós amadores apenas podemos emitir em 3 ou 4 faixas de V/UHF, para as quais será preferível ter antenas especialmente desenhadas, então compreende-se o comentário de essa ser "uma antena só para receber".

Só para ilustrar o que quero dizer, em tempos troquei a minha discone por uma Xqualquercoisa da Diamond. É certo que fiquei com maior ganho nas faixas de 2m e 70cm, e isso notou-se. Mas também é certo que a minha recepção fora destas bandas piorou consideravelmente.

73,
António Vilela
CT1JHQ