ARLA/CLUSTER: Antena Discone p/ transmissão

Julio Cesar ct1bwi gmail.com

As antenas são os animais mais frustrantes que podemos acarinhar.
Aparece sempre uma outra que, ou tem mais ganho, ou é mais barata, ou
chega mais longe, ou tudo isto junto.

A minha discónica é a D-3000N da Diamond,
http://www.diamondantenna.net/d3000n.html toda em varão de inox e com
ficha N.

Como podem ver, o fabricante diz para não exceder os 50W PEP nos 50 MHz
mas eu já há bastantes anos que trabalho bem acima ( muito acima ) e ela
nunca se queixou. Já tenho muitos países por esse mundo fora, feitos
nessa banda e apenas com a discone.

É uma espécie de pau para toda a obra e uso-a para tudo tanto em emissão
como na recepção, porque realmente sintoniza tudo entre os 25 e os
1300MHz.  Até já a tenho usado para receber e transmitir televisão em
1.2GHz.

É ligar e fazer fogo.

Claro que o cabo RG58 que normalmente as acompanha é mesmo para
esquecer. A minha está ligada a um cabo Aircell 7 ( comprado na Naucom
)e trabalha muitíssimo bem.

É sabido que a antena apenas tem 2 dBi de ganho, o que é ligeiramente
menos que o de um dipolo, mas a imensa largura que tem, torna-a quase
indispensavel para quem precisar de fazer ensaios de emissão ou de
recepção, na banda marítima ou na banda aérea ou seja lá onde for... ...

Ultimamente a minha tem estado a ser usada para receber a TDT nos 800 MHz.

Se precisar de uma antena com mais ganho, então vá para as direccionais
ou para as X-QUALQUER-COISA na certeza que trabalham melhor que a
discone nas bandas para onde estiverem sintonizadas e muitíssimo pior
fora dessas bandas.

Se algum colega quiser ver como é que a minha trabalha, apareça por cá e
terei muito prazer em mostra-la em comparação com a X6000 e com a X510

73 e bons DXs - CT1BWI

*Julio Cesar*

*http://www.aerodromo-cascais.pt*
*http://www.pelicano.com.pt/zpistas_in.html*