Re: ARLA/CLUSTER: Antena Discone p/ transmissão

AV radiophilo gmail.com

Num certo sentido compreende-se.

A discone é uma antena que emite e recebe igualmente bem (ou igualmente mal)
em todas as frequências da sua gama. A sua impedância é sempre 50 Ohm quer
seja nos 50 ou nos 430 MHz.

Aquilo que a torna melhor para recepção do que para emissão tem mais a ver
com as faixas a utilizar do que a antena em si. Na medida em que ela pode
igualmente ser utilizada para faixas de amador, banda aérea, banda marítima
ou outras bandas comerciais, quando nós amadores apenas podemos emitir em 3
ou 4 faixas de V/UHF, para as quais será preferível ter antenas
especialmente desenhadas, então compreende-se o comentário de essa ser "uma
antena só para receber".

Só para ilustrar o que quero dizer, em tempos troquei a minha discone por
uma Xqualquercoisa da Diamond. É certo que fiquei com maior ganho nas faixas
de 2m e 70cm, e isso notou-se. Mas também é certo que a minha recepção fora
destas bandas piorou consideravelmente.

73,
António Vilela
CT1JHQ