ARLA/CLUSTER: Antena Discone p/ transmissão

Renato Encarnação ct7abr gmail.com

Boa tarde!

Uma antena que seja má a transmitir é igualmente má a receber, nas
mesmas condições de comparação, ou seja, é preciso testar antenas sempre
com o mesmo colega correspondente naquele instante, e é recomendavel que
se escolha uma altura de propagação estável (não tem de ser boa, mas
estavel).

O que eu quero dizer com isto é que a antena, quando montada, pode
apresentar um lóbulo de radiação (supostamente omnidireccional, como é o
caso) favoravel para um colega e completamente proibido para outro. Quem
nunca experimentou isso com antenas de HF?

Os desenhos que vêm nos livros são muito bonitos de se ver, mas apenas
apresentam uma aproximação áquilo que se vê na prática.
Agora, dependendo dos rádios, existem aqueles que, pelo facto do estado
da arte lhes conferir grande sensibilidade, chegamos à conclusão que,
para receber, qualquer arame farpado serve, pois o verdadeiro trabalho
da recepção, se formos analisar, está no radio! Até nos de válvulas isso
acontecia, bastava por um arame farpado mais comprido...hehe

Uma antena boa, ajuda a receber melhor, sim senhor, mas influencia muito
mais o trabalho de transmissão.

Outro ponto de vista.
É preciso não esquecer que esse tipo de antenas está dedicado a fazer
trabalhos locais, ou repetidores.
Isto tudo envolve sinais já consideravelmente fortes, se formos a ver. É
natural que o ponteiro não desca muito (ou quase nada, mesmo) se formos
a experimentar esta antena face a outras omnidireccionais, com sinais
"locais". Para mais, para fazer um repetidor, é fácil qualquer antena
fazer, pois a estação verdadeiramente boa e apetrechada é o repetidor,
não é a nossa. É ele que faz o trabalho todo.

É assim que eu vejo as coisas, talvez eu aprenda doutra maneira com o
passar do tempo...

73, Renato