RE: ARLA/CLUSTER: Antena Discone p/ transmissão

Hoje lembrei-me de acrescentar o seguinte;

Não mencionei de propósito as antenas direccionais dualband , pois tenho tido péssimas experiencias com os diagramas de radiação dessas coisas, tipo dois em um boom,  e portanto optei e recomendo "cada macaco no seu galho"  e desde que estejam afastadas pelo menos 1/2 comprimento de onda para VHF já não é nada mau.

Outra coisa são as baixadas, tudo em cabos coaxiais de baixas perdas, tipo Ecoflex 10 ou melhor ainda,  Ecoflex 15 (este exige conectores próprios), isto até distancias de no máximo 25 mts a partir dai e especialmente para UHF e particularmente em 1,2 GHz ou superiores, só mesmo Heliax´s.

Realço esta máxima do Renato, que subscrevo na totalidade " Os desenhos que vêm nos livros (ou dados pelas aplicações informáticas) são muito bonitos de se ver, mas apenas apresentam uma aproximação àquilo que se vê na prática."

                          _\\|//_
                           ( o o )
                      73 de:
  *  CT1FBF / João Gonçalves Costa