RE: ARLA/CLUSTER: Antena Discone p/ transmissão

Terça-Feira, 23 de Agosto de 2011 - 18:01:40 WEST

Isto de escrever à pressa não à quem...Deixo-lhe a correcção e mais alguma coisa.

Muito sinceramente na relação preço/qualidade  em Portugal, por uma X-510n original de marca Diamond; compra em Espanha uma yagi de VHF de 4 elementos + uma yagi de UHF de 9 elementos e ainda lhe oferecem, caso seja "necessário" um diplexer para ligar isto tudo.
 Mais, com o dinheiro que poupa, ainda lhe dá para a entrada de um pequeno rotor para mover isto tudo. Portanto, para mim o bom e barato é isto.

Outra solução é fazer uma antena J dual band em alumínio, tenho uma feita pelo nosso colega Arsénio Balola (CT1EWH) e digo-lhe muito francamente, não a troco por uma X-510n.

Aliás, do mesmo "construtor" tenho uma Super J montada numa cana de pesca em fibra de vidro com 7mts de altura (Duas J enfasadas, os brasileiros chamam-lhe "empilhadas") só para VHF que instalada na serra é um autentico espectáculo, pois deve ter um "ângulo de fogo"  próximo dos 10º, batesse valentemente com qualquer pequena direccional que apareça.

                          _\\|//_
                           ( o o )
                      73 de:
  *  CT1FBF / João Gonçalves Costa