ARLA/CLUSTER: Comissão Europeia responde evasivamente sobre o PLT/PLC

José António ct1dqb gmail.com

O PLC para funcionar correctamente não é com a instalação habitual que
encontramos nas nossas habitações. Em vez de se utilizar 2 condutores
paralelos, tem que se utilizar cabo coaxial com 2 condutores
internos!!!! E super-filtros à entrada e à saída para evitar
interferências tanto recebidas como transmitidas. Eles sabem do assunto
mas respondem só que o problema vem dos fios, não contam o filme todo.
Isto só prova que não é só na nossa terra que há corrupção.
O problema é que actualmente instala-se o PLC de qualquer maneira e sem
regras. Imaginem de ter que andar a repassar cabos coaxiais na
instalação eléctrica numa casa, é de loucos. Para isso acrescentava-se
cabo categoria 5 ou até mesmo fibra óptica e problema resolvido.
Só estou para ver, quando chegar o dia que os PLC para justificarem
largura de banda necessária, começarem a interferir nos telemóveis. Aí
hão-de fazer qualquer coisa porque vai mexer em muitos bolsos €€€€

73
José António