ARLA/CLUSTER: Velocidades no CW -- WPMs

Paulo Pinto ct1ete gmail.com
Quarta-Feira, 22 de Setembro de 2010 - 12:15:31 WEST

Caros Colegas,

Permitam-me sugerir que a iniciativa em preparação sirva - para além de
incentivar a prática de telegrafia - propósitos didascálicos. Nesse sentido,
e apesar da prática comum ser, como já foi bem dito, a de ajustar a
velocidade pelo padrão mais lento, convirá referir, em todo o caso, que a
utilização de velocidades abaixo das 15wpm pode ser contraproducente para
quem quiser, mais tarde, aumentar a sua eficácia para valores perto dos
20/25wpm. Esta minha observação é tão só o resultado da minha experiência,
não pretendendo servir como bitola para ninguém. Ocorre-me, a partir desta
minha intervenção, procurar obter testemunhos dos mais experientes em
relação a métodos e dicas de aprendizagem. Para complementar a informação
sobre a minha experiência, acrescento a seguinte constatação: treinos
regulares a velocidades entre 40 e 45wpm, ainda que com taxas de acerto da
ordem dos 50%, revelou-se uma forma de consolidar a descodificação a
velocidades da ordem dos 30wpm.

Apesar do atrás exposto, há que referir uma máxima do clube FISTS com a qual
concordo em absoluto: "Accuracy transcends speed".

vy 73 de
--
CT1ETE, Paulo Pinto
FISTS #14857