ARLA/CLUSTER: Velocidades no CW -- WPMs

Joel Lobão joel.lobao gmail.com
Quarta-Feira, 22 de Setembro de 2010 - 12:35:15 WEST

Olá Paulo e restantes colegas,

Eu concordo que para aprender 12ppm seja muito pouco. Eu próprio estou a
começar novamente com o cw e estou com os caracteres a 20ppm e velocidade de
12ppm entre os caracteres. Mas acho que o objectivo deste dia será
incentivar quem já não pega na chave há muito tempo ou quem fez o exame e
nunca praticou e como tal 10 ou 12ppm será, na minha opinião, a velocidade
ideal, visto tratar-se de QRS. Para aprendizagem aconselho a nunca baixarem
a velocidade do caractér a menos de 20ppm pois cai-se no erro de pensar em
pontos e traços em vez de apanhar a melodia de cada letra.

73 de CT1HXB - Joel Lobão