Fw: ARLA/CLUSTER: Festival de AM, o meu rescaldo.

Carlos Pinheiro karlus.pinheiro gmail.com

Caro Mourato,

Claro que o meu G4/214 já recebia SSB... eu é que de vez em quando já
baralho as patas(sexagenário...). Agora que falou nos osciladores e na
diferença de nível de áudio que havia sempre entre o USB e LSB, bem como a
necessidade de os realinhar com uma certa frequência, é que me lembrei de
que tal truque de usar o BFO para receber (mal, claro) o SSB era no anterior
receptor que possui, um venerável Hallicrafters S40, seguido de um magnífico
SX-42...

Quando entrei no "Mundo" do SSB, em transmissão foi com um GALAXY GT-550,
que era relativamente pequeno e debitava 550 Watts PEP !!!

Dispensava portanto o clássico Linear de 1 KW, pois no máximo ganharia uns 3
dB's...

Entre 1973 e 1976, estive em Moçambique, como CR7KP, e com esse equipamento
e um dipolo de 15m, falava quase todos os dias com o meu tio, CT1RU, a quem
arranjei um FT-200 (o FT-200 tinha muito melhor recepção que o Galaxy...).

Estive durante esse período a colaborar na montagem da parabólica de 32m de
diâmetro, que ainda lá está em Boane, e permitiu passar o tráfego telefónico
da Onda Curta para a Via Satélite... passando de 6 canais telefónicos de
muito má qualidade, para 60 de óptima qualidade !!!

De HF para 4/6 GHz, Banda C, foi um grande salto, hihi...

73 de CT1PT
CP