Fw: ARLA/CLUSTER: Festival de AM, o meu rescaldo.

Carlos Pinheiro karlus.pinheiro gmail.com
Segunda-Feira, 20 de Setembro de 2010 - 23:05:01 WEST

Caríssimos,

Quanto ao Mourato, agradeço a sua "pachorra" de descrever em palavras
simples e facilmente compreendidas por mim e penso que pela maioria dos
colegas da lista, como é que os modernos transceptores "imitam" o AM dos
nossos antigos emissores... eu tinha mais ou menos uma ideia e daí duvidar
que conseguissem sair com um AM minimamente aceitável, dada a necessidade de
grande linearidade, mas pelos vistos a maioria dos equipamentos modernos,
até nem se saíram nada mal...

Claro que me lembro dos primeiros emissores de SSB por rotação de fase, que
eram mais baratos por não necessitarem dos caríssimos fltros de banda
lateral, mas que eram altamente instáveis.

Foi nessa altura que comecei a pensar desfazer-me do Geloso G4/214, igual ao
seu(em que recebia o SSB com o BFO do CW, hihi...) e comprar uma máquina
para SSB, dado não ter espaço, nem ferramenta para construir um equipamento
de SSB, nem $$$ para manter o Geloso e comprar outro p/ SSB...

O emissor de AM ainda foi fácil de construir servindo-me do VFO Geloso, um
chassi feito em cima da mesa da cozinha, e modulação "Haising", com choque,
que era muito mais barato que o transformador de modulação e necessitava
apenas de uma 807 para modular outra 807 no andar final. Ainda tive de
comprar o "Dial" e o PI da Geloso. Microfone de cristal, claro e como tinha
seguido o esquema publicado no Boletim da REP pelo nosso amigo CT1DT em
1966, salvo erro, tive de lhe ir bater à porta, pois aquilo não
trabalhava... sabe o que era ??? o choque de RF que tinha comprado na
Rualdo, estava em curto !!!

Depois ainda evolui para 6146 substituindo as velhas e cansadas 807. Este
sistema de modulação, "roubava" potência ao andar final, baixando-lhe a
tensão de placa ao ritmo da modulação, através do tal choque de modulação.

Velhos tempos... desculpem o câmbio do tamanho da Légua da Póvoa, mas
entusiasmei-me... com esse emissor com +/- 50 W e uma antena de fio, a
Windom com +/- 40m e baixada a 1/3, em fio de instalação eléctrica (qual
coaxial, qual carapuça... isso era caríssimo) ligava directamente ao tal PI
da Geloso, e fiz os 5 continentes !!!

Colega Proença,

De facto não o ouvi e eu estava com um dipolo horizontal, o que não
ajudava...

73 de CT1PT
Carlos Pinheiro