Fw: ARLA/CLUSTER: Festival de AM, o meu rescaldo.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com

Colega Luis!!!
Cuidado que isso de 100 watts de portadora, é muito stress para o andar
final! Ainda vai sair fumo de algum lado desse PA l!
Colega Pinheirop
 O meu GELOSO G4/214, já tem SSB  com filtro e 6 pontos de selectividade,
incluindo um comutadoe de USB/AM/LSB. É um filtro rudimentar, feito com um
cristal e um condensador variável de borboleta, para variar a pendente da
resposta do cristal, mas funciona bem. Por outro lado, já tem um detector de
produto, com uma 6BE6, que embora não seja balanceado, não satura com sinais
fortes e desmodula com baixa distorção os sinais de BLU/CW
O unico defeito e má concepção que vejo neste receptor, é o oscilador a
cristal do segundo conversor, para a conversão de 1,6MHz para 455KHz. É
feito com o raio de 2 osciladores de grelha/placa sintonizadas, mas com os
secundários em série. Aquilo para afinar na frequência certa deixa de
oscilar...Para ajustar para o melhor sinal fica de "esguelha", para ficar o
LSB e o USB mais ou menos iguais, tem que se esticar cada oscilador para seu
lado, e depois um fica mais forte que o outro...Enfim! uma aventura para
quem quer perder cabelo de volta deste tipo de oscilador. Mas eu ja descobri
a solução, para modificar o circuito, com o minimo de trabalho e o máximo de
eficácia. Os osciladores são feitos com uma 12AU7 sendo que cada triodo é um
oscilador. O comutador de LSB/USB, comuta a alimentação ora para um triodo
ora para outro. Assim, modificando apenas os osciladores, e fazendo 2
PIERCES com cátodo comum, e fazendo o sinal sair do cátodo, em vez de sair
pela bobine manhosa da placa, obtem-se 2 osciladores que arrancam à
primeira, com sinais exactamente iguais, e que se podem ajustar sem
problemas de deixarem de oscilar. Este é o sistema usado por exemplo no
famoso FT200, que me inspirou em tal modificação, e do qual tenho um
exemplar que diga-se, tem uma magnifica escuta. Já fiz esta modificação num
G4/214 de um colega nosso que tinha o tal problema dos osciladores não
arrancarem, e os resultados foram muito bons. Ficou certinho e a arrancar de
qualquer forma. Em tendo tempo vou modificar o meu, que embora esteja a
trabalhar bem, pode ainda ficar melhor.
Alem do G4/214, tenho tambem o G4/218 que é a versão de cobertura geral, com
altifalante frontal. Um magnifico RX para receber ondas curtas comerciais,
com aquele sabor dos bons velhos tempos, acompanhado do cheiro das válvulas
quentes!

73 de CT4RK