ARLA/CLUSTER: TH-F7E com VCO_B avariado?

Radiophilo radiophilo gmail.com

Olá Pedro,

Não há receptor que seja impecável, muito particularmente entre os
portáteis.
Os problemas mais comuns temos uma má rejeição de frequência imagem e as
intermodulações de 2ª ou 3ª ordem entre sinais recebidos e outros sinais
fortes da vizinhança, ou outros sinais gerados internamente, podendo as
resultantes recair sobre a frequência de FI ou sobre uma das imagens.

Quanto mais complexo for o receptor, com osciladores internos para vários
fins (CPU, referências de PLLs ou osciladores locais fixos) maior a
variedade de fontes de sinais inerferentes.
Os melhores receptores limitam estes problemas com blindagens internas, o
que também se pode fazer artesanalmente a receptores com alguma dimensão. Em
portáteis, acho complicado.

Das questões que apresentas, acho que um número elevado de "portadoras" em
UHF poderá ser fora do comum, mas também não sei realmente quantas são nem
quais os seus valores. A banda de UHF é razoavelmente extensa!

Os resultados da recepção em SSB parecem-me normais, olhando para o esquema
do rádio. Para ter o tipo de selectividade que referes, teria que haver um
filtro de FI mais estreito para o SSB, com a respectiva comutação, o que não
parece ser o caso.

Como te disse, se fizeres uma lista das "portadoras" que tens, posso
procurar ajudar-te a identificar a fonte. Para cada uma delas, podes fazer
dois testes simples que servem para qualificar a interferência, que são
desligar a antena e mudar a frequência do CPU. Neste último caso, a
"portadora" deve simplesmente mudar de frequência e aparecer noutro sítio.

Também seria útil comparar a lista das "portadora" do VFO A com as do VFO B,
para uma dada faixa.

73,
António Vilela
CT1JHQ