ARLA/CLUSTER: Cobre vs Coaxial

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sexta-Feira, 17 de Setembro de 2010 - 17:58:00 WEST

Boas tardes presados colegas

2010/9/17 CT2FZI IM58KR <ct2fzi  gmail.com>

> Boa tarde Matias,
>

> Existem duas questoes distintas, a do meio de transporte (fibra, cabo
> coaxial, linha telefonica cobre) e pela tecnologia do servico em si.
>
> O MEO usa fibra optica até casa do Cliente, mas la' dentro usa cabo coaxial
> e tecnologia IP.

I*sso é onde existe o MEO FIBRA. No meu QTH de Lisboa, à 1 ano que ando a
tentar entender como é que o nº 38 da minha rua tem cobertura MEO FIBRA e a
porta do prédio onde tenho o QTH, que é a nº40, a 10m da 38 não têm!!! Ainda
por mais, a caixa da fibra que serve o numero 38, está no meu
prédio!!!...Preciosismos de zonas!!!! Já não aceito falar com call centers
que a unica coisa que sabem fazer é "dar musica" ao cliente. À 1 ano que
pedi o MEO FIBRA, e a unica coisa que sabem fazer é telefonarem-me a dizer
que fico muito bem servido com o SAPO ADSL, pois a minha zona não têm
cobertura!!! Reparem que o prédio nº40, é o unico de toda a rua que não tem
cobertura, e ninguem me consegue explicar porque!!!...Toda a maneira tenho
instalada a ZON FIBRA a 100M que funciona bem (mas tambem me fartei de
brigar!!! ) . Mandei um e-mail à direcção técnica, que nem se deu ao
trabalho de me responder!*

> A ZON utiliza Cabo Coaxial e Fibra Optica até chegar à casa do Cliente, e
> coaxial dentro de casa (embora neste campo se esperem umas novidades
> bastante interessantes) e o servico nao se baseia exclusivamente em IP
> (apenas Video Clube, e similares).

*Espero que não seja porcarias de PLCs e outros geradores de ruido
identicos *

> A NOVIS e VODAFONE usa ADSL sobre cobre e sobre fibra e IP, nao
> necessitando de coaxial dentro de casa do Cliente (conversores ethernet para
> TV).

*E PLCs ranhosos tambem*

> A tecnologia ADSL esta sob o cabo comum de telefone, vulgarmente dito
> "cobre", com imensas perdas, nao so' pela qualidade das linhas - algumas com
> bastantes decadas - bem como as limitacoes quer em termos de distancia, quer
> em termos dos protocolos e escabilidade.

*Alem disso o cobre é 30 vezes mais caro do que a materia prima para
fabricar fibra. Depois temos o facto do cobre ser um recurso escasso, e já
fazem fibra de material reciclado!! *

> A unica publicidade enganosa no MEO e' o preco, que e' apenas nos primeiros
> 3 meses, e o facto de nao falarem de pontos negativos dos seus produtos ;)

*Como se a gente não soubesse o "pão que se gasta na casa" *

> A tecnologia IP tende a ser mais rapida no que respeita a "zapping", mas o
> produto MEO nao e' mais rapido nos downloads ou em streaming de audio/video.
>
> O cabo coaxial ja foi testado no Japao com velocidades proximas dos 4Gb por
> segundo...
>
> Posso partilhar mais informacao acerca do ADSL, Fibra e Coaxial, no meu
> batente usamos as 3 tecnologias.

*E VDSL???...Consta que vai a 35 MHz *
*É tudo muito bom e muito bonito, mas só se for tecnologia "limpa" de
radiação electromagnética, e nesse campo a unica coisa que realmente é amiga
do ambiente electromagnético é a fibra. Então PLCs deviam ser todos
prensados numa  prensa de 1000 toneladas. Colega FZI ...Aproveite o batente
para DESPROMOVER os PLCs...Foi a coisa mais horrorosa que se lembraram de
utilizar!!*
*
*
*73 de CT4RK*