ARLA/CLUSTER: Cobre vs Coaxial

CT2FZI IM58KR ct2fzi gmail.com
Sexta-Feira, 17 de Setembro de 2010 - 17:10:10 WEST

Boa tarde Matias,

Existem duas questoes distintas, a do meio de transporte (fibra, cabo
coaxial, linha telefonica cobre) e pela tecnologia do servico em si.

O MEO usa fibra optica até casa do Cliente, mas la' dentro usa cabo coaxial
e tecnologia IP.

A ZON utiliza Cabo Coaxial e Fibra Optica até chegar à casa do Cliente, e
coaxial dentro de casa (embora neste campo se esperem umas novidades
bastante interessantes) e o servico nao se baseia exclusivamente em IP
(apenas Video Clube, e similares).

A NOVIS e VODAFONE usa ADSL sobre cobre e sobre fibra e IP, nao necessitando
de coaxial dentro de casa do Cliente (conversores ethernet para TV).

A tecnologia ADSL esta sob o cabo comum de telefone, vulgarmente dito
"cobre", com imensas perdas, nao so' pela qualidade das linhas - algumas com
bastantes decadas - bem como as limitacoes quer em termos de distancia, quer
em termos dos protocolos e escabilidade.

A unica publicidade enganosa no MEO e' o preco, que e' apenas nos primeiros
3 meses, e o facto de nao falarem de pontos negativos dos seus produtos ;)

A tecnologia IP tende a ser mais rapida no que respeita a "zapping", mas o
produto MEO nao e' mais rapido nos downloads ou em streaming de audio/video.

O cabo coaxial ja foi testado no Japao com velocidades proximas dos 4Gb por
segundo...

Posso partilhar mais informacao acerca do ADSL, Fibra e Coaxial, no meu
batente usamos as 3 tecnologias.

73 de Luis, CT2FZI

http://www.ct2fzi.net